pe.abra
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Pernambuco
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se à Abrasel Pernambuco
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Links Importantes

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se à Abrasel Pernambuco
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Links Importantes
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Consumo de bebidas alcoólicas fora de casa cai 34% no primeiro trimestre de 2025

  • PUBLICADO EM: 17/06/2025
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Consumidores das gerações Z e os Baby Boomers diminuíram em 31% e 32%, respectivamente, o consumo

O consumo de bebidas alcoólicas fora de casa despencou 34% em penetração no primeiro trimestre de 2025, segundo o estudo Consumer Insights 2025, da Worldpanel. A retração lidera um movimento mais amplo de queda de 24% nas ocasiões de consumo da categoria.

Os principais responsáveis por essa redução são os consumidores das gerações Z e os baby boomers, que diminuíram em 31% e 32%, respectivamente, sua presença em bares, restaurantes e outros estabelecimentos. O estudo indica que essa mudança reflete uma reorganização das prioridades e dos hábitos dos consumidores.

Na contramão, as bebidas não alcoólicas, como água sem gás, café e sucos prontos, apresentaram crescimento de 15,2% nas ocasiões de consumo fora do lar, especialmente entre os millennials, que demonstram uma inclinação maior por escolhas associadas ao bem-estar.

Refeições e lanches em alta

Enquanto as bebidas alcoólicas perdem espaço, refeições e lanches foram os principais motores do crescimento do consumo fora de casa, com alta de 17,5% em penetração. Restaurantes, bares e ambulantes foram os canais mais beneficiados, registrando expansão de 0,5%, 0,9% e 1,3%, respectivamente.

Apesar dos sinais positivos no longo prazo, como o aumento de 7,8% na frequência de visitas aos pontos de venda e de 4,4% nas ocasiões de compra, o curto prazo mostra retração. As ocasiões de consumo caíram 20,9%, e o volume médio por visita recuou 13,8%.

“Mesmo com retomada da mobilidade e maior frequência de visitas a bares e restaurantes, observamos um consumidor mais seletivo, que desprioriza algumas categorias e reorganiza o consumo de acordo com novas rotinas e prioridades”, analisa Manoel Paiva, gerente sênior de atendimento da Worldpanel.

O levantamento ouviu sete mil pessoas nas regiões metropolitanas de Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

*Fonte: Mercado&Consumo

Notícias Relacionadas

Cardápio digital: uma opção tecnológica de olho na experiência do cliente

Setor de franquias cresce no 1º tri e ultrapassa 198,7 mil operações no País

Vendas em bares e restaurantes crescem 1% em maio, segundo Índice Abrasel-Stone

Comentários

Últimas Notícias

Cardápio digital: uma opção tecnológica de olho na experiência do cliente

Setor de franquias cresce no 1º tri e ultrapassa 198,7 mil operações no País

Vendas em bares e restaurantes crescem 1% em maio, segundo Índice Abrasel-Stone

Eficiência operacional é resposta estratégica à inflação no food service

Café moído dispara nos supermercados, mas restaurantes seguram preço

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se à Abrasel Pernambuco
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Links Importantes

Endereço

Avenida Conselheiro Aguiar, 2738 - Boa Viagem (Moura Empresarial)
Recife/PE
Sala: 504
CEP: 51020-020


Contato

(81) 99139-1675

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados