Consumidores das gerações Z e os Baby Boomers diminuíram em 31% e 32%, respectivamente, o consumo
O consumo de bebidas alcoólicas fora de casa despencou 34% em penetração no primeiro trimestre de 2025, segundo o estudo Consumer Insights 2025, da Worldpanel. A retração lidera um movimento mais amplo de queda de 24% nas ocasiões de consumo da categoria.
Os principais responsáveis por essa redução são os consumidores das gerações Z e os baby boomers, que diminuíram em 31% e 32%, respectivamente, sua presença em bares, restaurantes e outros estabelecimentos. O estudo indica que essa mudança reflete uma reorganização das prioridades e dos hábitos dos consumidores.
Na contramão, as bebidas não alcoólicas, como água sem gás, café e sucos prontos, apresentaram crescimento de 15,2% nas ocasiões de consumo fora do lar, especialmente entre os millennials, que demonstram uma inclinação maior por escolhas associadas ao bem-estar.
Refeições e lanches em alta
Enquanto as bebidas alcoólicas perdem espaço, refeições e lanches foram os principais motores do crescimento do consumo fora de casa, com alta de 17,5% em penetração. Restaurantes, bares e ambulantes foram os canais mais beneficiados, registrando expansão de 0,5%, 0,9% e 1,3%, respectivamente.
Apesar dos sinais positivos no longo prazo, como o aumento de 7,8% na frequência de visitas aos pontos de venda e de 4,4% nas ocasiões de compra, o curto prazo mostra retração. As ocasiões de consumo caíram 20,9%, e o volume médio por visita recuou 13,8%.
“Mesmo com retomada da mobilidade e maior frequência de visitas a bares e restaurantes, observamos um consumidor mais seletivo, que desprioriza algumas categorias e reorganiza o consumo de acordo com novas rotinas e prioridades”, analisa Manoel Paiva, gerente sênior de atendimento da Worldpanel.
O levantamento ouviu sete mil pessoas nas regiões metropolitanas de Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
*Fonte: Mercado&Consumo