Anteriormente, havia expectativa que reforma fosse feita pela iniciativa privada, que não se interessou em patrociná-la. A gestão municipal investirá R$ 10,2 milhões e prevê o início das obras para fevereiro de 2022
Projeto dos novos quiosques da orla de Boa Viagem e Pina Foto: DIVULGAÇÃO
Após anos de degradação, arrombamentos e furtos aos equipamentos situados em um dos principais cartões postais da cidade, a Prefeitura do Recife anunciou, nesta sexta-feira (12), a requalificação dos 60 quiosques da orla de Boa Viagem e do Pina, na Zona Sul. Ao todo, serão R$ 10,2 milhões investidos pela gestão municipal, que prevê o início das obras para fevereiro de 2022, com prazo de conclusão de 15 meses.
Em junho de 2020, onze anos depois da última reforma nos quiosques, a PCR assinou um acordo que permitia à Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR) elaborar o projeto e a forma de captação de recursos - que deveria ser feita, até então, em parceria com a iniciativa privada. Ele foi aprovado em dezembro, e o prazo para que o patrocínio com empresas fosse firmado era outubro de 2021 - o que não aconteceu.
Entretanto, como nenhuma tratativa foi feita até então, a prefeitura encerrou o termo de cooperação e, em reunião com a ABCR, assumiu a execução da obra. “Eles não conseguiram [um patrocinador] a tempo, então a gente conversou e encabeçamos o projeto licitado pela associação, uma vez que sabemos da urgência e da necessidade dele, já que os quiosques são os embaixadores da orla, que está precisando de atenção”, afirmou a chefe do Gabinete de Projetos Especiais, Cinthia Mello.
Atual situação dos quiosques da orla de Boa Viagem e do Pina, no Recife - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Atual situação dos quiosques da orla de Boa Viagem e do Pina, no Recife - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
O edital foi publicado nesta sexta-feira (12) no Diário Oficial do Município. Os serviços serão realizados em dez lotes de seis quiosques cada pelo Gabinete de Projetos Especiais, com a parceria da Secretaria de Políticas Urbanas e Licenciamento.
Há quatro dias, o JC publicou matéria que denunciava pelo menos três arrombamentos aos quiosques em um mês. Por este e outros motivos, o anúncio da requalificação foi um alívio para os permissionários. Em entrevista, a presidente da ABCR, Josy Miranda, afirmou não ter “palavras para explicar o quanto está feliz”. “Hoje terminou a espera indefinida. Como o patrocinador não sinalizou no prazo, a prefeitura decidiu conosco que não dava mais para esperar devido à gravidade em que se encontra a avenida. Vem aí um novo conceito de orla", torceu.
Como ficarão
O visual previsto para os 60 quiosques será planejado pela ABCR, com assinatura do arquiteto Bruno Ferraz em parceria com o historiador e escritor Leonardo Dantas Silva e pelo xilogravurista Severino Borges, salvo algumas alterações, como na dimensão, na laje e nas esquadrias.
Atual situação dos quiosques da orla de Boa Viagem e do Pina, no Recife - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Atual situação dos quiosques da orla de Boa Viagem e do Pina, no Recife - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
"O tamanho anterior não iria caber em todos os locais da orla, principalmente na parte mais estreita, então diminuímos para 39,8m², mas mantivemos toda a funcionalidade dele para dar uma unanimidade. Ainda assim, aumentou em 20% na área de cobertura e dobramos a área útil. As esquadrias serão reforçadas em madeira para evitar arrombamentos, e a laje plana dialogará com a linha de horizonte da praia", explicou Cinthia.
Os novos quiosques prometem unir cultura, modernidade e sustentabilidade. Nas paredes, haverá versos contando fatos marcantes da história recifense, que comemora 500 anos em 2037, desenhos com grafismo de Cordel e painel de azulejos portugueses com o desenho do antigo calçadão da orla. O concreto será pigmentado na cor areia e o balcão será acessível para atendimento de cadeirantes.
Fonte: JC