pe.abra

Evento gastronômico é considerado o maior do planeta, reunindo centenas de restaurantes em 21 estados brasileiros

A celebração da diversidade gastronômica brasileira é a tônica do festival Brasil Sabor, que chega em 2019 a sua 14ª edição, fortalecendo a sua tradição no País. A proposta é que cada restaurante participante crie uma receita inspirada em técnicas, temperos e ingredientes originalmente brasileiros e sirva o prato por um valor promocional durante o evento. Ao todo, 21 estados estão unidos na realização do Festival, com a missão de valorizar as cinco regiões do Brasil. O Brasil Sabor é promovido pela Abrasel, com patrocínio nacional da Ambev, entre os dias 16 de maio e 2 de junho. Os restaurantes interessados em participar ainda podem fazer a inscrição, entrando em contato com a seccional ou regional Abrasel mais próxima.

Castanha do pará, pirarucu, mandioca, jambu, charque, cogumelo yanomami, dendê e capote foram alguns dos ingredientes e produtos locais da cozinha brasileira que, trabalhados com técnicas típicas de cada região, deram origem a receitas únicas na última edição. Além de valorizar a pluralidade da gastronomia brasileira, o Brasil Sabor também se consolida como um momento oportuno para divulgação das casas participantes, que aproveitam não só para atrair e fidelizar a clientela, mas também para ouvir a opinião do público e divulgar ações e boas práticas sendo um forte canal de comunicação com a sociedade.

Para o presidente do Conselho de Administração Nacional da Abrasel, Paulo Nonaka, o tema escolhido para o festival, Original do Brasil, é um resumo da sua essência. “Deixamos clara a missão de valorizar o que chamamos de ‘comida do lugar’, que é tudo aquilo que caracteriza o modo de preparar os alimentos e os ingredientes de uma determinada região. O Brasil Sabor é uma grande oportunidade para que os restaurantes desenvolvam receitas que valorizem a gastronomia brasileira e ainda testem a aceitação desses pratos junto ao público durante o período do evento”, avalia.

Em Alagoas, a preparação para o festival está a pleno vapor. De acordo com a gerente-executiva da Abrasel no estado, Mônica Bomfim, além da degustação nas casas participantes, os restaurantes também apresentarão as receitas para o público e imprensa durante a festa de abertura, que será realizada, como nos últimos anos, em formato de Arena Gastronômica. Em Maceió, 20 restaurantes já garantiram sua inscrição.

Para incentivar a divulgação do Brasil Sabor nesses estabelecimentos, a Abrasel em Alagoas premiará os garçons que mais venderem o prato do festival, ou seja, é importante que a brigada esteja bem treinada e preparada para apresentar não só a receita, mas todo o conceito do evento para conquistar os clientes.

No Paraná, gastronomia e tecnologia seguem aliadas. Assim como em 2018, as receitas desenvolvidas pelos chefs serão protagonistas na divulgação. Por meio de um QR Code disponível no guia impresso, os clientes visualizarão um vídeo, que utiliza realidade aumentada, do prato inscrito no festival. Assim que o cliente aponta a câmera do celular para o encarte, o vídeo aparece na tela do aparelho.

Este ano, o Festival acontece nas seccionais Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins, e nas regionais Campo das Vertentes (MG), Cariri (CE), Norte do Paraná (PR), Sul (MS) e Triângulo Mineiro (MG).

No último ano, mais de 600 restaurantes das cinco regiões do País participaram do Festival. As inscrições para a edição de 2019 podem ser feitas por meio da Abrasel no seu estado ou região.

Festival Brasil Sabor

16 de maio a 2 de junho

21 estados

Comentários