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Seis indicadores de desempenho cruciais para restaurantes

  • PUBLICADO EM: 19/11/2024
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Conheça as principais maneiras de acompanhar métricas de lucratividade e eficiência no seu bar ou restaurante

Indicadores de desempenho ajudam a determinar a qualidade de diversos aspectos da operação e podem apontar necessidades de melhorias. Foto: Midjourney

Monitorar indicadores de desempenho é essencial para a gestão de um restaurante. Esses indicadores funcionam como luzes de alerta em um painel de controle, sinalizando onde a operação está saudável e onde precisa de atenção.

Para empreendedores de alimentação fora do lar, métricas bem definidas ajudam a identificar oportunidades e promover melhorias em prol da lucratividade e do crescimento sustentável. Abaixo, conheça seis indicadores fundamentais para gerenciar e otimizar a performance do seu restaurante.

1. Indicador de Lucratividade

Este indicador revela a margem de lucro, isto é, o percentual do faturamento que representa o lucro após deduzir as despesas operacionais. Um bom objetivo é alcançar um valor mínimo de 15% de margem de lucro, o que oferece segurança financeira e viabiliza o crescimento.

Realizar o cálculo sobre os resultados de cada mês permite acompanhar as variações ao longo do tempo e medir a efetividade de estratégias aplicadas no período, como campanhas de marketing ou o lançamento de um novo produto. Esse processo também facilita a implementação de possíveis ajustes necessários.

2. Custo da Mercadoria Vendida (CMV)

O CMV representa o custo total de insumos utilizados nas vendas em um determinado período e tem impacto direto na lucratividade. Quanto mais baixo o CMV, maior será o lucro.

Essa métrica é essencial para que empreendedores entendam como precificar cada produto da forma adequada, e ajuda a evitar problemas financeiros que podem passar despercebidos. Afinal, realizar muitas vendas, mas com preços desajustados, pode causar grandes prejuízos - cuja origem, muitas vezes, não chega a ser identificada pelos gestores.

3. Custo de Mão de Obra

Esse indicador considera todos os custos ligados aos funcionários, como salários, benefícios e encargos. Ele permite compreender como o trabalho da equipe impacta no orçamento e a analisar, por exemplo, a viabilidade de novas contratações.

4. Prime Cost

O Prime Cost é a soma do CMV e do Custo de Mão de Obra e representa os custos diretos de produção. Controlá-lo é crucial para a lucratividade, uma vez que ele indica a margem restante para despesas de infraestrutura e lucro.

Ele ajuda a ter uma percepção melhor sobre a dinâmica de distribuição do orçamento e pode apontar a eventual necessidade de ajustes.

5. Tíquete Médio

Este indicador ajuda a entender a dinâmica de vendas, permitindo traçar metas e estratégias para otimizar o faturamento por cliente. Calcula-se o tíquete médio dividindo o valor total de vendas pela quantidade de clientes.

Esse indicador pode ser analisado de diferentes formas, categorizando-se, por exemplo, o valor do tíquete médio conforme os vendedores ou mensal do estabelecimento.

6. Indicador de satisfação do cliente

Essa métrica tem um viés qualitativo, e aponta a eficiência do negócio como é percebida pelos consumidores. Entender o índice de satisfação do público ajuda a compreender melhor a própria operação e a solucionar problemas relacionados à experiência do cliente que possam levar à evasão.

Para garantir o crescimento do seu restaurante, é essencial acompanhar os indicadores de desempenho com regularidade, ajustando processos sempre que necessário. Desde a lucratividade até o controle de custos, cada métrica revela insights valiosos, oferecendo suporte para a tomada de decisões mais assertivas. Com uma gestão baseada em dados, seu restaurante tem maiores chances de se manter competitivo e lucrativo em um mercado cada vez mais exigente.

*Conteúdo produzido com informações da Gass Company

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