pe.abra
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Pernambuco
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associados
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Faça seu Evento!

  • Home
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associados
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Faça seu Evento!
  • Revista
  • Conheça Cursos Rede Abrasel Documentos

Mudanças em MP do auxílio-alimentação trazem ameaças aos bares e restaurantes

  • PUBLICADO EM: 26/07/2022

Relator da medida, deputado Paulinho da Força (Solidariedade), ignora debate anterior e tenta alterações na Medida sem qualquer diálogo com os demais envolvidos. Mudanças propostas permitem o pagamento do benefício em espécie e colocam milhões de trabalhadores sob risco da fome e do desemprego

A mudança proposta permitiria o pagamento do auxílio em dinheiro, o que tornaria impossível o controle do uso do benefício para a finalidade que foi criado: garantir a alimentação de qualidade aos trabalhadores. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após uma ampla discussão com os setores envolvidos no PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), o governo federal baixou uma medida provisória que trazia avanços no sistema do auxílio-alimentação, usados por milhões de brasileiros.

Entre as melhorias estava a proibição do chamado “rebate”, o desconto sobre o valor de face dos vales-refeição e alimentação, promovidos pelas administradoras dos cartões de benefício, além de outras práticas que lesavam milhares de trabalhadores, bares e restaurantes.

No entanto, sem discussão alguma com a sociedade ou com os demais envolvidos no Programa, o deputado e relator da MP, Paulinho da Força (Solidariedade), inseriu novidades no texto que trazem graves ameaças à sobrevivência de bares e restaurantes por todo o Brasil e que irão promover uma nova onda de desemprego no país, além de colocar milhões de trabalhadores sob o risco de fome.

A mudança proposta permitiria o pagamento do auxílio em dinheiro, o que tornaria impossível o controle do uso do benefício para a finalidade que foi criado: garantir a alimentação de qualidade aos trabalhadores.

Caso essa mudança passe a valer, o trabalhador poderia usar o dinheiro destinado à sua alimentação para quitar dívidas com bancos, contas em atraso, além de outras finalidades. “Fica muito evidente quem ganha com isso: os bancos, que passam a receber o dinheiro que deveria ser utilizado em benefício dos trabalhadores.

Mais evidente ainda é quem perde: o próprio trabalhador, que fica sob ameaça de fome, uma vez que deixará de se alimentar para suprir outros gastos, além dos bares e restaurantes, cujo faturamento com o auxílio-alimentação representa, em média, 20% do total, chegando a 80% em alguns casos”, afirma Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

De acordo com a Abrasel, caso passem a valer, as mudanças no texto provocarão uma catástrofe em ondas. O setor de alimentação fora do lar tem, no mais recente levantamento feito pela organização, 29% de suas empresas operando com prejuízo e outras 36% estão apenas no equilíbrio. “Hoje, 65% dos negócios correm sério risco de fecharem as portas diante do enorme endividamento em função da pandemia, agravado com o descontrole da inflação.

Duas em cada três empresas do setor estão com impostos, empréstimos, aluguéis, fornecedores e, até mesmo, salários e encargos trabalhistas em atraso. Com isso, o setor que mais gera empregos diretos no Brasil, seis milhões, terá que demitir em massa.

E não menos importante: isso agrava a já dificílima situação do próprio trabalhador, que, mesmo que consiga manter seu emprego, terá seu acesso a alimentação comprometido, num cenário em que mais de 33 milhões de brasileiros já vivem em situação de fome”, critica Solmucci.

Outro erro da medida, apontado pela Abrasel, é estabelecer um teto para o pagamento do auxílio-alimentação, que passaria a ter um limite máximo. “Inaceitável a proposta e trabalharemos para que ela seja revista. Contamos com a sensibilidade dos nossos parlamentares para evitar nova tragédia para o setor e para o país”, arremata Solmucci.

Notícias Relacionadas

Bares e restaurantes devem criar 100 mil vagas de emprego no 2º semestre, diz associação

Resultado dos bares e restaurantes chega ao melhor nível do ano, diz Abrasel

Congresso aprova saque do saldo do vale-alimentação após 60 dias

Gás natural tem aumento médio de 8,59% em Pernambuco; novos preços valem para casas, carros e comércio

Comentários

Últimas Notícias

Bares e restaurantes devem criar 100 mil vagas de emprego no 2º semestre, diz associação

Resultado dos bares e restaurantes chega ao melhor nível do ano, diz Abrasel

Congresso aprova saque do saldo do vale-alimentação após 60 dias

Gás natural tem aumento médio de 8,59% em Pernambuco; novos preços valem para casas, carros e comércio

NOVA LEI : LEI MUNICIPAL nº 18.962, DE 22 DE JULHO DE 2022.

Prefeitura do Recife adiciona cartão de crédito ao pagamento de dívidas tributárias

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associados
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Faça seu Evento!

Endereço

Avenida Domingos Ferreira, 4023 - Boa Viagem (Empresarial de Boa Viagem)
Recife/PE
Sala: 301
CEP: 51021-040


Contato

(81) 3328-8304
(81) 99139-1675

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados