Economia significativa pode ser gerada a partir de um aproveitamento maior dos alimentos

São várias as maneiras de se reduzir os custos operacionais de um restaurante. Além do controle do consumo de água e energia, por exemplo, a redução do desperdício de alimentos pelas empresas pode gerar um grande impacto, visto que hoje ele chega a R$ 1,3 bi por ano.
A origem do desperdício no delivery
Além de os alimentos não serem aproveitados em todo o seu potencial, com o descarte de cascas, talos e outras partes que poderiam ser utilizadas, as sobras deixadas pelos consumidores também contabilizam o desperdício no delivery.
Outros fatores que fomentam o problema são porções maiores do que o necessário, a falta de planejamento no preparo, que também pode culminar em uma produção excedente que não será consumida e os pedidos não entregues.
Estratégias para combater o problema
◉ Detectar os principais focos de desperdício na operação
◉ Fazer um controle regular da compra de insumos, preparo dos pratos e se atentar ao desperdício por parte dos clientes para calcular o tamanho das porções
◉ Padronizar o processo de produção
◉ Adotar ações estratégicas como registros de acesso geral, pesagem de ingredientes antes do preparo dos pratos, coleta de feedbacks da equipe e dos clientes, monitorar custos e estabelecer metas cujo alcance seja celebrado
◉ Considerar a validade dos alimentos na organização do estoque para que sejam utilizados na ordem mais adequada
Estas ações de controle que vão da compra de insumos à operação de delivery não apenas geram uma economia considerável, como também são uma forma de manifestar responsabilidade com o meio ambiente, fator de atenção por parte de clientes que preferem consumir produtos de marcas sustentáveis.
*Com informações do Blog Sodexo