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Estratégias para minimizar o desperdício de alimentos no delivery

  • PUBLICADO EM: 19/07/2023
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Economia significativa pode ser gerada a partir de um aproveitamento maior dos alimentos

A operação de delivery gera um desperdício que pode ser convertido em economia. Foto: Canva

São várias as maneiras de se reduzir os custos operacionais de um restaurante. Além do controle do consumo de água e energia, por exemplo, a redução do desperdício de alimentos pelas empresas pode gerar um grande impacto, visto que hoje ele chega a R$ 1,3 bi por ano.

A origem do desperdício no delivery

Além de os alimentos não serem aproveitados em todo o seu potencial, com o descarte de cascas, talos e outras partes que poderiam ser utilizadas, as sobras deixadas pelos consumidores também contabilizam o desperdício no delivery.

Outros fatores que fomentam o problema são porções maiores do que o necessário, a falta de planejamento no preparo, que também pode culminar em uma produção excedente que não será consumida e os pedidos não entregues.

Estratégias para combater o problema

◉ Detectar os principais focos de desperdício na operação

◉ Fazer um controle regular da compra de insumos, preparo dos pratos e se atentar ao desperdício por parte dos clientes para calcular o tamanho das porções

◉ Padronizar o processo de produção

◉ Adotar ações estratégicas como registros de acesso geral, pesagem de ingredientes antes do preparo dos pratos, coleta de feedbacks da equipe e dos clientes, monitorar custos e estabelecer metas cujo alcance seja celebrado

◉ Considerar a validade dos alimentos na organização do estoque para que sejam utilizados na ordem mais adequada

Estas ações de controle que vão da compra de insumos à operação de delivery não apenas geram uma economia considerável, como também são uma forma de manifestar responsabilidade com o meio ambiente, fator de atenção por parte de clientes que preferem consumir produtos de marcas sustentáveis.

*Com informações do Blog Sodexo

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