É importante entender, e gerir com eficácia, os períodos de alta e baixa de cada estabelecimento para ser bem sucedido nos negócios

A sazonalidade no mundo dos negócios pode ter efeitos positivos ou negativos nas empresas. Geralmente, está relacionada a datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, quando as vendas aumentam em diversos setores devido às pessoas comprarem presentes e fazerem viagens.
Por outro lado, existem efeitos negativos nos períodos de baixa demanda, como nas sorveterias durante o inverno ou nos restaurantes de fondue no verão. Para lidar com a sazonalidade, é essencial compreender suas variações, ajustar estratégias, aproveitar as oportunidades e minimizar os impactos negativos.
Por exemplo, as sorveterias precisam se preparar para produzir mais sorvetes e ampliar as operações durante os meses mais quentes, enquanto durante o inverno, é importante segurar o capital de giro e adotar estratégias como promoções especiais ou oferecer doces e bebidas quentes para compensar a baixa demanda sazonal de sorvetes.
Também existe a questão da sazonalidade dos alimentos, afinal determinados ingredientes tem épocas em que tem melhor qualidade. Os morangos por exemplo tem seu melhor período de colheira de abril a outubro em regiões quentes, podendo estender-se até dezembro, em regiões mais frias. Portanto, é bom entender sobre a sazonalidade dos alimentos para oferecer melhor qualidade dos produtos.
Como lidar com a sazonalidade dos negócios
Para identificar a sazonalidade do seu negócio, é recomendado analisar o histórico de vendas ao longo dos anos, observando os momentos de alta e baixa e identificando padrões. Além das estações do ano, outros fatores como datas de pagamento, dias úteis versus finais de semana, horários do dia, períodos de férias escolares, proximidade com datas comemorativas e pagamento do 13º salário podem influenciar os picos de demanda.
Para lidar com a sazonalidade, estratégias como diversificar o portfólio de produtos ou serviços, desenvolver promoções sazonais, estabelecer parcerias estratégicas, investir em marketing digital e presença online, oferecer serviços complementares, manter um controle efetivo de estoque e planejamento de produção, e criar programas de fidelidade podem ajudar a prevenir ou minimizar os efeitos nas vendas.
Aproveitar as datas sazonais é fundamental para impulsionar os negócios, e um planejamento adequado pode diminuir o impacto e recuperar as vendas do seu negócio.
*Com informações de Blog Alelo.