pe.abra
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Pernambuco
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se à Abrasel Pernambuco
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Links Importantes

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se à Abrasel Pernambuco
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Links Importantes
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Brasil é o 10º país que mais desperdiça alimentos no mundo

  • PUBLICADO EM: 02/06/2023
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Segundo dados do IBGE, 30% dos alimentos produzidos no país acabam sendo jogados fora

O desperdício de alimentos no Brasil é estimado em R$ 61,3 bilhões por ano. Foto: Shutterstock

O Brasil é um dos principais produtores de alimentos do mundo, mas infelizmente também é um dos países com o maior índice de desperdício de alimentos. De acordo com dados do IBGE, cerca de 30% dos alimentos produzidos no país acabam sendo jogados fora, o equivalente a cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos por ano.

Isso representa uma perda significativa tanto em termos econômicos, já que o desperdício de alimentos no Brasil é estimado em R$ 61,3 bilhões por ano, quanto ambientais e sociais, colocando, assim, o Brasil na 10ª posição no ranking de países que mais desperdiçam comida, segundo dados da ONU.

Esse desperdício ocorre em diversas etapas da cadeia alimentar, desde a produção até o consumo. Na produção, os alimentos são perdidos devido a questões como mau planejamento, falta de infraestrutura adequada e problemas climáticos. Na distribuição e comercialização, alimentos são descartados devido a padrões exigentes de aparência e estética, além de problemas logísticos.

Já no consumo, os alimentos são desperdiçados devido a compras excessivas, falta de planejamento de refeições e descuido com a conservação. Por ano, o desperdício no país chega a 27 milhões de toneladas de alimentos, sendo que 60% deles vêm do consumo no dia a dia das famílias.

“É importante destacar que o desperdício de alimentos tem impactos significativos na sociedade. Além de representar uma perda econômica, o desperdício de alimentos contribui para a degradação do meio ambiente e para a fome em diversas regiões do país”, salienta Luciano Kleiman, CEO da b4waste, foodtech brasileira que conecta varejistas com alimentos próximos à validade ao consumidor final interessado em comprar produtos pela metade do preço.

Fonte: Mercado & Consumo

Notícias Relacionadas

Abrasel lança canal oficial no WhatsApp

Como Aumentar as Vendas e o Ticket Médio em Seu Restaurante por Quilo

Como Melhorar a Gestão de Bares e Restaurantes e Garantir a Sobrevivência no Mercado

Começa hoje (26) a Semana da Alimentação Fora do Lar

Comentários

Últimas Notícias

Abrasel lança canal oficial no WhatsApp

Como Aumentar as Vendas e o Ticket Médio em Seu Restaurante por Quilo

Como Melhorar a Gestão de Bares e Restaurantes e Garantir a Sobrevivência no Mercado

Começa hoje (26) a Semana da Alimentação Fora do Lar

Eficiência e rentabilidade: a tecnologia como aliada na gestão do Food Service

Guerra do Delivery no brasil se intensifica com novos players

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se à Abrasel Pernambuco
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Links Importantes

Endereço

Avenida Conselheiro Aguiar, 2738 - Boa Viagem (Moura Empresarial)
Recife/PE
Sala: 504
CEP: 51020-020


Contato

(81) 99139-1675

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados