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Semana do consumidor: oportunidade para bares e restaurantes venderem mais

  • PUBLICADO EM: 13/03/2025
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Descubra 5 estratégias para bares e restaurantes atraírem e fidelizarem clientes, aumentando o faturamento com promoções, descontos e ações criativas na Semana do Consumidor

Empresários do setor de alimentação fora do lar aproveitam a semana do consumidor para movientar dias com menor fluxo de clientes. | Foto: Shutterstock

Algumas coisas deixam as pessoas felizes e uma delas é, com certeza, quando algo que ela gosta de fazer ou consumir está em promoção. São poucos os momentos em que uma oferta não faz o olho do cliente brilhar. Por isso, aproveitar momentos como o da semana do consumidor é um grande gancho para aumentar suas vendas após a queda que vem depois que o carnaval vai embora.

O evento é baseado no Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março de 1962 pela primeira vez. Porém, o comércio criou a semana que tem como proposta estender as promoções durante cerca de sete dias. A data, apesar de ser focada no varejo e movimentar empreendimentos locais e online, é uma oportunidade para que negócios de alimentação fora do lar possam surfar na onda do momento.

Aumentar as vendas

Apesar da data originalmente não ser pensada para o setor de alimentação fora do lar, empresários podem aproveitar deste momento para aumentar as vendas. Marcus Campos, do KinChopps, localizado em Belo Horizonte, relata que é o segundo ano que aproveitará a data para fazer promoções em sua choperia.

Para ele essa data tem dois objetivos, “valorizar o consumidor e tentar aumentar o volume de vendas em um dia que a casa é mais fraca”.

"Tive essa experiência no ano passado e o movimento foi bem legal, o pessoal gostou bastante. Então, acho que faz sentido, sim, os bares e restaurantes aderirem. Querendo ou não, o consumidor, como consumista, vê valor nisso. E não há melhor forma de ele se sentir valorizado do que pagando menos do que pagaria no dia a dia”, aconselha o empresário.

Aproveitando a data, Marcus diz que fará uma promoção de desconto para seus clientes no domingo (16/03). O produto de destaque será o chopp oferecido pela casa, que terá descontos que chegam há cerca de 40% no copo da bebida.

"Além de ser um dos produtos mais vendidos da casa, o chopp é o nosso carro-chefe. O pessoal vai justamente para beber isso, e o interessante é que trabalhamos com o chopp da Krug Beer, que hoje é um dos mais caros do mercado. Então, acaba ficando com um preço bem acessível", detalha o empresário sobre o motivo da escolha do produto.

Como bares e restaurantes podem aproveitar a semana do consumidor

Assim como Marcus, outros empresários do setor de alimentação fora do lar podem aproveitar a Semana do Consumidor para atrair clientes e aumentar o faturamento. Estratégias bem planejadas podem estimular o consumo, fidelizar clientes e diferenciar o estabelecimento da concorrência.

Confira algumas ideias:

1 – Descontos especiais

Oferecer descontos em itens específicos do cardápio ou em toda a conta pode ser um grande atrativo. Essa é uma forma direta de incentivar a visita dos clientes e aumentar o ticket médio.

2 – Sorteio na hora

Criar sorteios instantâneos para os clientes que consomem no local pode gerar engajamento e tornar a experiência mais divertida. Prêmios como bebidas gratuitas, petiscos ou descontos para a próxima visita ajudam a manter o público interessado.

3 – Interação Online e Presencial

Aproveitar as redes sociais para interagir com o público é essencial. Criar desafios, enquetes e promoções exclusivas para quem comentar ou compartilhar posts pode impulsionar o engajamento e atrair novos clientes. Além disso, ações interativas no próprio estabelecimento, como jogos e brindes para quem marcar presença, reforçam a experiência.

4 – Combos promocionais

Oferecer combos especiais com preços reduzidos é uma ótima estratégia. Combinar pratos e bebidas com valores vantajosos incentiva o consumo e facilita a escolha do cliente.

5 – Cupom de desconto (Delivery)

Para não deixar de fora quem prefere pedir comida em casa, disponibilizar cupons de desconto para pedidos via delivery é uma excelente opção. Isso mantém o fluxo de vendas e reforça a marca junto ao público que consome fora do restaurante.

Ao implementar essas estratégias, bares e restaurantes podem não apenas aumentar o movimento durante a Semana do Consumidor, mas também conquistar novos clientes e fortalecer a fidelização.

Porém, não se esqueça que é preciso que você se dedique na divulgação da sua estratégia. Com isso, você poderá atrair novos públicos e se aproximar daqueles que já são frequentadores assíduos do seu espaço.

Quando é a semana do consumidor?

A semana terá início em 15 de março e deve se estender até o dia 22 de março. Entretanto, alguns comerciantes aproveitam a oportunidade trazida pela data e estendem as ofertas até o fim do mês.

Por outro lado, alguns iniciam um ‘aquecimento’, no qual alguns dias antes da data prevista já fazem algumas promoções para incentivar o consumidor a fazer compras.

O surgimento do Dia do Consumidor se deu devido à necessidade vista pelo presidente americano Jhon F. kennedy de movimentar a economia nos Estados Unidos. Assim, houve surgimento da data na década de 60 com a proposta de incentivar o consumo dos estadunidenses e reforçar os direitos do consumidor.

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ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

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