pe.abra
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Pernambuco
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se à Abrasel Pernambuco
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Links Importantes

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se à Abrasel Pernambuco
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Links Importantes
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

O negócio de fast food pós-pandemia: Mais bebidas, snacks e frango, menos pizza e sanduíches

  • PUBLICADO EM: 28/08/2024
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Restaurantes fast-casual e de serviço rápido no ranking Technomic Top 500 cresceram 33% em vendas nos últimos cinco anos. No entanto, esse crescimento não foi uniforme, já que os consumidores mudaram seus hábitos de consumo.

Provavelmente não damos o devido valor ao Tropical Smoothie Café. A rede de smoothies mais que dobrou de tamanho nos últimos cinco anos, justificando sua venda para a Blackstone por US$ 2 bilhões no início deste ano — uma venda rara de uma rede de restaurantes por um valor premium em 2023.

A rede liderou o crescimento na categoria "outras bebidas e snacks" do setor de serviço rápido.

As redes de cookies também cresceram, lideradas pela Crumbl, que cresceu mais de 1.800% nos últimos cinco anos. Mas existem outros conceitos menos conhecidos, como a Nothing Bundt Cakes, que cresceu consistentemente e está 72% maior do que em 2019.

Os consumidores também estão comprando uma variedade maior de bebidas de um número crescente de redes de restaurantes. Por exemplo, o setor inclui algumas das redes de crescimento mais rápido de 2023, como HTeaO (54%), Swig (39%) e Gong Cha (29%).

O setor de frango fast-casual inclui conceitos muito bem-sucedidos e em rápido crescimento. Só no ano passado, o crescimento médio foi de 17%, impulsionado por redes como Dave’s Hot Chicken, que dobrou de tamanho e cresceu absurdos 6.800% nos últimos cinco anos.

Também inclui as redes Raising Cane’s e Wingstop, duas das maiores e mais bem-sucedidas dos EUA.

No entanto, os conceitos de frango de serviço rápido não devem ser esquecidos, mesmo que redes de frango com osso, como KFC e Church’s, tenham enfrentado dificuldades. As vendas nessas redes cresceram 53% nos últimos cinco anos, lideradas pelo Chick-fil-A, que cresceu 78%.

Por outro lado, os sanduíches. O setor de sanduíches de serviço rápido continua totalmente dominado pelo Subway. O gigante de Miami tem 20.000 unidades e responde por dois terços das vendas nesse setor. Suas vendas no ano passado caíram 2% em comparação com cinco anos atrás.

Os concorrentes restantes simplesmente não são grandes o suficiente para compensar a perda de mais de US$ 200 milhões em vendas.

Esse, de fato, é um dos desafios de analisar setores: alguns deles dependem demais das grandes redes no topo.

As redes de sanduíches fast-casual tiveram um desempenho melhor, graças a Jersey Mike’s (com crescimento de 150% nos últimos cinco anos) e redes como Paris Baguette (com crescimento de 129%). Mas o crescimento do setor, de 26%, ainda ficou abaixo da média para restaurantes de serviço limitado, cujas vendas cresceram 33% nos últimos cinco anos.

Para onde foram todas as vendas de pizza? Se há uma surpresa nesses dados, é o crescimento de 18% no setor de pizza de serviço rápido.

Você conhece aquele grupo, as redes que basicamente imprimiram dinheiro em 2020 e 2021, quando todo mundo estava preso em casa pedindo entrega de pizza?

Mas o crescimento desse setor foi superestimado. A maior parte durante esses dois anos ocorreu entre quatro redes: Domino’s, Little Caesars, Papa Johns e Marco’s. Se adicionarmos outra das cinco maiores redes de pizza, a Pizza Hut — que perdeu unidades e viu suas vendas caírem 1% entre 2019 e 2021 — o crescimento médio foi de 21% nesse período.

O restante do setor de pizza de serviço rápido cresceu apenas 2% entre 2019 e 2021.

Na maior parte, as redes de pizza simplesmente perderam força após a pandemia. O crescimento médio das vendas no setor foi de apenas 3% no ano passado.

Fonte: Restaurant Business

Notícias Relacionadas

Tecnologia é ingrediente essencial para sucesso do delivery

LGPD em bares e restaurantes: os riscos invisíveis da falta de adequação

Amazon compra participação na Rappi: investimento inicial é de US$ 25 milhões

Dia do Vinho do Porto reforça oportunidades para bares e restaurantes brasileiros

Comentários

Últimas Notícias

Tecnologia é ingrediente essencial para sucesso do delivery

LGPD em bares e restaurantes: os riscos invisíveis da falta de adequação

Amazon compra participação na Rappi: investimento inicial é de US$ 25 milhões

Dia do Vinho do Porto reforça oportunidades para bares e restaurantes brasileiros

Como a Geração Z no setor de alimentação busca novas experiências

Feriados impactam faturamento de bares e restaurantes de formas distintas

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se à Abrasel Pernambuco
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Links Importantes

Endereço

Avenida Conselheiro Aguiar, 2738 - Boa Viagem (Moura Empresarial)
Recife/PE
Sala: 504
CEP: 51020-020


Contato

(81) 99139-1675

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados