Restaurantes fast-casual e de serviço rápido no ranking Technomic Top 500 cresceram 33% em vendas nos últimos cinco anos. No entanto, esse crescimento não foi uniforme, já que os consumidores mudaram seus hábitos de consumo.
Provavelmente não damos o devido valor ao Tropical Smoothie Café. A rede de smoothies mais que dobrou de tamanho nos últimos cinco anos, justificando sua venda para a Blackstone por US$ 2 bilhões no início deste ano — uma venda rara de uma rede de restaurantes por um valor premium em 2023.
A rede liderou o crescimento na categoria "outras bebidas e snacks" do setor de serviço rápido.
As redes de cookies também cresceram, lideradas pela Crumbl, que cresceu mais de 1.800% nos últimos cinco anos. Mas existem outros conceitos menos conhecidos, como a Nothing Bundt Cakes, que cresceu consistentemente e está 72% maior do que em 2019.
Os consumidores também estão comprando uma variedade maior de bebidas de um número crescente de redes de restaurantes. Por exemplo, o setor inclui algumas das redes de crescimento mais rápido de 2023, como HTeaO (54%), Swig (39%) e Gong Cha (29%).
O setor de frango fast-casual inclui conceitos muito bem-sucedidos e em rápido crescimento. Só no ano passado, o crescimento médio foi de 17%, impulsionado por redes como Dave’s Hot Chicken, que dobrou de tamanho e cresceu absurdos 6.800% nos últimos cinco anos.
Também inclui as redes Raising Cane’s e Wingstop, duas das maiores e mais bem-sucedidas dos EUA.
No entanto, os conceitos de frango de serviço rápido não devem ser esquecidos, mesmo que redes de frango com osso, como KFC e Church’s, tenham enfrentado dificuldades. As vendas nessas redes cresceram 53% nos últimos cinco anos, lideradas pelo Chick-fil-A, que cresceu 78%.
Por outro lado, os sanduíches. O setor de sanduíches de serviço rápido continua totalmente dominado pelo Subway. O gigante de Miami tem 20.000 unidades e responde por dois terços das vendas nesse setor. Suas vendas no ano passado caíram 2% em comparação com cinco anos atrás.
Os concorrentes restantes simplesmente não são grandes o suficiente para compensar a perda de mais de US$ 200 milhões em vendas.
Esse, de fato, é um dos desafios de analisar setores: alguns deles dependem demais das grandes redes no topo.
As redes de sanduíches fast-casual tiveram um desempenho melhor, graças a Jersey Mike’s (com crescimento de 150% nos últimos cinco anos) e redes como Paris Baguette (com crescimento de 129%). Mas o crescimento do setor, de 26%, ainda ficou abaixo da média para restaurantes de serviço limitado, cujas vendas cresceram 33% nos últimos cinco anos.
Para onde foram todas as vendas de pizza? Se há uma surpresa nesses dados, é o crescimento de 18% no setor de pizza de serviço rápido.
Você conhece aquele grupo, as redes que basicamente imprimiram dinheiro em 2020 e 2021, quando todo mundo estava preso em casa pedindo entrega de pizza?
Mas o crescimento desse setor foi superestimado. A maior parte durante esses dois anos ocorreu entre quatro redes: Domino’s, Little Caesars, Papa Johns e Marco’s. Se adicionarmos outra das cinco maiores redes de pizza, a Pizza Hut — que perdeu unidades e viu suas vendas caírem 1% entre 2019 e 2021 — o crescimento médio foi de 21% nesse período.
O restante do setor de pizza de serviço rápido cresceu apenas 2% entre 2019 e 2021.
Na maior parte, as redes de pizza simplesmente perderam força após a pandemia. O crescimento médio das vendas no setor foi de apenas 3% no ano passado.
Fonte: Restaurant Business