"É bom ver você de novo!" Como construir clientes fiéis na gastronomia
São os pequenos detalhes que importam – e os grandes também: Dominik Süss, um jovem chef em ascensão e especialista em mídias sociais, explica como transformar visitantes em clientes regulares e por que clientes que retornam são tão importantes.
Um contador desmotivado, um respeitado psiquiatra e um carteiro sabe-tudo entram em um pequeno bar no porão em Boston. Repetidamente, dia após dia. Mas por que eles se encontram nesse restaurante discreto, onde o dono é um mulherengo e uma das garçonetes não mede palavras, enquanto a outra se acha melhor do que os outros? No caso da série americana de sucesso "Cheers", é porque "todo mundo conhece seu nome". Mas como isso se parece na vida real, que não segue um roteiro? Basta tratar os clientes pelo nome? Qual o papel das mídias sociais? E por que é tão importante para os donos de restaurantes construir uma base de clientes regulares?
Dominik Süss, chef profissional, influenciador e coach de mídias sociais, oferece dicas e respostas. Graças aos seus esforços, mais de 100.000 pessoas o seguem e ao negócio de sua família no Instagram. No entanto, ele não compartilha seu conhecimento apenas com chefs amadores nas redes sociais, mas também com outros restaurantes. Em uma entrevista com a KTCHNrebel, o jovem austríaco revela o que realmente importa quando se trata de fidelidade do cliente.
Por que clientes regulares são melhores clientes “A questão de como transformar visitantes em clientes regulares e, mais tarde, em fãs, é uma das mais importantes na indústria da gastronomia,” diz o jovem de 24 anos, que já ganhou experiência em vários restaurantes renomados. Estudos e estatísticas comprovam que uma grande base de clientes regulares é a chave para o sucesso. Em média, custa de cinco a sete vezes mais conquistar novos clientes do que manter a lealdade dos que já existem. Isso porque clientes regulares já estão familiarizados com o produto e o serviço, necessitando de menos investimento em marketing e publicidade. Além disso, clientes regulares muitas vezes recomendam seu restaurante favorito a outros, trazendo novos visitantes. De acordo com um estudo da empresa americana Bain & Company, aumentar a taxa de fidelidade do cliente em apenas cinco por cento pode aumentar os lucros em 25 a 95 por cento.
Para atrair e manter clientes regulares, é essencial que os donos de restaurantes façam sua lição de casa. Isso inclui comida saborosa, sistema de reservas eficiente, ambiente agradável e um atendimento amigável. No entanto, para garantir que os clientes voltem, é necessário investir tempo para construir um relacionamento pessoal com eles.
Construir uma relação pessoal com os clientes Gastar alguns minutos para cumprimentar os clientes, trocar algumas palavras amistosas e mostrar interesse genuíno pode ajudar a criar uma base de clientes regulares. Lembrar das preferências dos clientes, como suas bebidas favoritas, também ajuda a fortalecer essa relação.
Cultivar o feedback Coletar feedback dos clientes, seja elogios, sugestões ou críticas, permite que os restaurantes respondam melhor às necessidades dos clientes, aprimorem a experiência e ajustem o menu conforme necessário.
Mídias sociais para fidelização de clientes As mídias sociais oferecem uma oportunidade única para restaurantes apresentarem seus produtos e manterem a marca fresca na mente dos clientes, tanto novos quanto regulares. A autenticidade é chave, com conteúdos que mostram os bastidores e envolvem os funcionários, criando uma conexão mais próxima com os seguidores.
A fidelização também pode ser construída por meio de incentivos, como newsletters e canais exclusivos de comunicação, que permitem aos restaurantes manter contato direto com seus clientes mais fiéis.
Por fim, embora sustentabilidade e apoio a projetos de caridade sejam importantes, eles por si só podem não ser suficientes para conquistar clientes regulares, mas contribuem para o bem-estar geral e a boa reputação do restaurante.
Fonte:KTCHN rebel