Você já deve ter experimentado ou pelo menos ouvido falar em bolo de rolo, não é mesmo? Isso porque a iguaria típica do estado de Pernambuco já ganhou o mundo com sua delicadeza e sabor inconfundível, expandindo seu fã-clube para além dos limites territoriais. O bolo mais famoso do Nordeste, já reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco desde 2007, é composto por camadas bem fininhas de massa enrolada, polvilhado com açúcar refinado e conta, em sua versão tradicional, com um recheio de goiaba de dar água na boca.
Com tantas características próprias, não vale confundir a iguaria com rocambole, hein?! Em Pernambuco e para os amantes da sobremesa, bolo de rolo é coisa – muito – séria.
Tão séria que ele é o principal produto da empresa pernambucana Dona Chita, que há nove anos produz, comercializa, ensina e divulga os bolos de rolo dentro e fora do estado, unindo geração de renda com a preservação da gastronomia e cultura pernambucanas.
Ficou interessado? Conheça agora a empresa que é especialista no bolo queridinho do Nordeste. Acompanhe.
Origem da Dona Chita
A empresa, fundada há nove anos por Vanessa Magalhães, nasceu com a proposta de enfatizar a gastronomia e a cultura de Pernambuco. “Sou uma paulista filha de pernambucanos. Sempre fui completamente apaixonada pela cultura do estado, por isso, procuro levar a tradição da nossa história em todos os detalhes”, conta Vanessa.
Ela reforça, por exemplo, que durante a criação da marca, fez questão de usar a xilogravura na identidade visual do negócio. A chita, um tecido de algodão com estampas coloridas e vivas, também se fez presente na construção da marca. “A originalidade do nosso patrimônio imaterial tem que ser exaltada, assim como o frescor dos nossos sabores”, diz ela.
Entre os diferenciais da Dona Chita, Vanessa ressalta a tradição e a qualidade empregadas na produção dos bolos. “Buscamos sempre utilizar ingredientes de primeira linha, prezando pelo sabor e naturalidade das frutas e produtos utilizados. Além disso, nossa produção leva em consideração elementos da cultura na construção dos sabores e da decoração”, ressalta.
Atualmente, a empresa possui uma loja física localizada no bairro de Setúbal, no Recife. A Dona Chita também conta uma representação no estado de São Paulo, desenvolvida especialmente para participações em feirinhas especializadas, como a da Benedito Calixto. A participação em feiras e eventos, aliás, está muito presente na rotina da empresa, que consegue assim projetar e ampliar o alcance dos seus produtos.
De acordo com Vanessa, hoje, o Instagram, WhatsApp e site da Dona Chita são outros importantes canais de vendas para o negócio.
Vale ressaltar que a empreendedora também costuma ministrar cursos voltados para a produção do bolo de rolo, de forma presencial e particular. Nas oficinas, além da parte técnica e gastronômica, a aula também aborda os aspectos culturais, históricos e artísticos da iguaria.
Produtos
Vanessa Magalhães, proprietária e fundadora da Dona Chita Bolos de Rolo, explica que os produtos produzidos e comercializados pela empresa são desenvolvidos a partir de vários testes, que incluem etapas como degustações e aprovação do público. A ideia é identificar o que os clientes gostam e procuram; aprimorar as receitas e só depois ofertá-las na loja e canais de vendas.
Atualmente, segundo Vanessa, há mais de 30 sabores de bolo de rolo disponíveis na Dona Chita. Mesmo assim, ainda hoje, após nove anos de funcionamento, o bolo de rolo tradicional, feito com recheio de goiabada, continua sendo o carro-chefe da empresa.
“Mas os clientes também procuram bastante os bolos de queijo do reino com goiabada, o de paçoca, café e o nosso mais recente lançamento, que é o bolo de rolo de cachaça. Esses são produtos que também possuem uma excelente saída”, conta a empreendedora.
Com visão comercial, ela explica que também utiliza datas sazonais para lançar e testar novos produtos, como ocorreu recentemente, na Páscoa. Em atenção ao período, a Dona Chita produziu uma barra de chocolate com recheio de bolo de rolo.
De acordo com Vanessa, o ticket médio dos produtos fica em torno de R$ 30. “O que corresponde a uma caixa de meio quilo de bolo de rolo de goiabada”, explica.
Já sobre o público, ela conta que a clientela é formada por um grupo bem amplo. “Ao mesmo tempo em que atingimos um público grande, esse também é um público bastante selecionado. Muitas empresas, por exemplo, solicitam nossos kits PE, que, além dos bolos e iguarias, incluem peças artísticas do nosso rico artesanato. Também atendemos muitas noivas e hóspedes de hotéis. Restaurantes também solicitam muito nossos bolos de rolo para sobremesa, dentre outros”.
Fabricação
Atualmente, a produção dos bolos de rolo da Dona Chita é diária. “Preferimos assim para garantir o frescor dos nossos produtos”, afirma Vanessa. Ela explica que a quantidade diária varia de acordo com a demanda de eventos ou pedidos. “Porém, no momento, temos uma capacidade de produção de 300 bolos por dia”.
Planos para 2023
Vanessa revela para a Rede Food Service que tem planos promissores para este ano, com metas que envolvem a expansão da atuação da empresa: ela espera iniciar em breve os cursos online sobre produção de bolo de rolo. “Além disso, pretendemos prestar consultorias em restaurantes. 2023 promete ser um grande ano. Estamos prevendo muitas novidades”, diz a empreendedora.
Uma coisa que Vanessa, ao menos por enquanto, não pretende mexer, é na capacidade diária de produção. “Nossa principal preocupação é manter a qualidade dos bolos, assim, por enquanto, isso não é algo que temos como meta. De qualquer forma, estamos sempre abertos a novas propostas de negócios”.
Momento de mercado
De acordo com a proprietária e fundadora da Dona Chita Bolos de Rolo, o último ano foi um período de grande crescimento para a empresa. “Fico muito feliz em ver o rumo que a Dona Chita levou. Hoje representamos a cultura de Pernambuco nos eventos. O Sebrae nos apoia muito nisso também. Estamos sempre participando de feiras e eventos dentro e fora do estado, agregando valor ao produto ao valorizar a cultura local”, afirma.
Inclusive, o cuidado com as raízes pernambucanas é tanto, que a empresa construiu um cordel em português e inglês para que os clientes possam conhecer mais sobre a cultura e a história do bolo de rolo, Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. “Isso também nos dá uma grande visibilidade. Muitas empresas nos procuram para presentear grandes executivos com nossos kits repletos de produtos gastronômicos e culturais”, orgulha-se.
Visão de negócios
“O bolo de rolo é encantador. Essa iguaria fala da nossa história e tradição. Por isso, sua produção, o saber fazer, é algo complicado. Trata-se de um bolo difícil no início, porém, muito gostoso de produzir. A delicadeza das camadas e do sabor, além de tudo o que ele envolve e representa, nos faz ter vontade de inovar e seguir por caminhos que prometem ser prósperos para nossa gastronomia”, explica Vanessa.
Contato
Para entrar em contato com a Dona Chita Bolo de Rolo, os interessados podem utilizar canais como o Instagram: @donachitaboloderolo e @donachitaboloderolo_sp e também o WhatsApp: 81 99998-9292. Ainda é possível saber mais sobre a empresa através do site: www.donachitaboloderolo.com.br.
Fonte: Rede Food Service