Com estrutura adequada e vínculos afetivos, estabelecimentos são espaços de convivência para a população acima dos 60 anos
Com mais tempo livre e interesse por experiências sociais, os brasileiros com mais de 60 anos também marcam presença em bares e restaurantes de todo o país. Esse público, que representa mais de 14% da população, segundo dados do IBGE, valoriza ambientes acolhedores, boa gastronomia e atendimento personalizado.
O envelhecimento da população brasileira é uma tendência consolidada. De acordo com o mesmo órgão, o número de pessoas com 60 anos ou mais deve ultrapassar o de crianças e adolescentes até 14 anos já em 2030. Em 2050, esse grupo poderá representar cerca de 30% da população total do país, o que chama a atenção para o aumento da demanda por espaços que atendam a este público.
“A população está envelhecendo com mais qualidade de vida e mais ativa socialmente. É importante que os negócios do setor estejam atentos a essa tendência, capacitando a equipe para o atendimento, adequando cardápio e espaços, garantindo conforto e acessibilidade. Ouvir esse público e estar atento às suas demandas é fundamental para atendê-lo bem”, ressalta a líder de ASG da Abrasel, Luiza Campos.
Para bares e restaurantes que desejam se tornar mais atrativos para esse público, algumas estratégias podem fazer diferença: iluminação adequada, acessibilidade nos acessos e banheiros, cadeiras mais confortáveis, cardápios com opções saudáveis e ambientes com menor poluição sonora são sugestões que contribuem para uma experiência mais confortável e segura. Além da estrutura física, o vínculo afetivo também é um fator relevante.
Muitos clientes 60+ mantêm uma relação de fidelidade com os estabelecimentos que frequentam, criando laços com funcionários e outros frequentadores. Essa conexão fortalece o papel dos bares e restaurantes como espaços de convivência e bem-estar, especialmente em um contexto em que o envelhecimento ativo e socialmente integrado é cada vez mais valorizado.
Para Rodrigo Pires, proprietário do Baiuca Picanha & Cia, em Belo Horizonte (MG), o relacionamento com este público é muito pautado pela tradição. “Nossa operação vem desde a década de 70, e o público se manteve. Temos um carinho especial por eles”.
O empresário conta que alguns elementos fortalecem ainda mais essa conexão. “A turma mais velha arrisca menos. Eles frequentam locais onde se sentem acolhidos e o nosso ambiente é reconhecido por isso e pela qualidade garantida em que os clientes já confiam. Nós temos um cardápio bem tradicional, que preza por um bom tira-gosto. Além disso, o acesso a estacionamento é fácil e o ponto é bem tranquilo, próximo à área militar do corpo de bombeiros, o que traz uma certa segurança para o público”, completa.
Já no Parrilla Savassi 158, as atrações musicais são um fator a mais que atrai os clientes a partir dos 60 anos. O proprietário Marcelo Solmucci conta que as bandas mais tocadas no estabelecimento vão da década de 70 a 90, o que agrada a este perfil de consumidores. “Essas atrações ajudaram a fazer com que o restaurante fosse conhecido e escolhido por este público como um ponto de encontro. Os clientes nessa faixa etária predominam nos shows da casa, gerando um impacto bastante positivo nas noites de terça, sexta e sábado”, afirma.