O dia das Mães é uma das datas mais importantes do comércio brasileiro — e, para bares e restaurantes, representa muito mais do que uma boa oportunidade de faturamento. É um momento simbólico e afetivo, em que famílias se reúnem para celebrar seus laços. Não por acaso, a data é considerada a segunda mais relevante do ano para o setor de alimentação fora do lar, ficando atrás apenas do Dia dos Namorados.
Com mesas cheias e casas lotadas, o desafio dos estabelecimentos vai além de servir boa comida: é preciso garantir uma experiência completa e sem falhas para os clientes. No entanto, quando não há preparo adequado, o aumento da demanda pode gerar uma série de contratempos — como erros em pedidos, demora na entrega do prato e até mesmo a falta de produtos. Situações que, além de comprometerem o faturamento do dia, impactam diretamente a imagem da marca.
De acordo com levantamento da plataforma UP, 35% dos estabelecimentos de food service afirmam precisar melhorar o atendimento ao consumidor, o que acende um alerta importante para a necessidade de profissionalização da gestão.
Embora o setor não seja tradicionalmente conhecido por adotar inovações com rapidez, já é possível adotar tecnologias que transformam a operação de um restaurante — o que, com certeza, ajuda muito no fluxo de atendimento em datas de alto movimento, como o Dia das Mães.
Entre as soluções disponíveis estão os sistemas que unificam o controle de produtos. Ao padronizar códigos de itens vendidos em todas as unidades da marca — sejam físicas ou online — o restaurante ganha agilidade e organização. É possível saber exatamente onde está cada item, quanto há em estoque e como ele performa em cada canal.
Outra inovação que tem feito a diferença é o uso de smartPOS. Esses dispositivos integram o processo de pedidos e pagamentos em um único equipamento, eliminam a necessidade de múltiplas máquinas e tornam a operação dos garçons mais rápida e fluida. Para o cliente, isso se traduz em mais eficiência e menos espera.
Uma boa solução também permite atualização de dados de venda em tempo real para a nuvem e permite o acompanhamento do desempenho das lojas de qualquer lugar. Poder acessar informações de forma remota ajuda os administradores de restaurantes com filiais ou redes a ter uma visão macro do que está acontecendo, de forma a tomar as medidas necessárias para provisionar o que for preciso para atender os clientes em datas comemorativas.
E, algo muito importante a ser citado: escolher uma solução cuja arquitetura de software tenha como prioridade a estabilidade e a confiabilidade para que o estabelecimento não pare! Nada pode estragar mais a experiência dos clientes do que um sistema que não funciona!
Além de facilitar a operação, a tecnologia libera o administrador para focar em decisões estratégicas para seu negócio, além de garantir uma boa impressão de sua marca. Com processos mais inteligentes e automatizados, os restaurantes se tornam capazes de oferecer uma experiência encantadora do início ao fim.
*Fonte: Empresas & Negócios