O cafezinho pode pesar um pouco mais no valor da refeição, a depender do tipo escolhido da tradicional bebida. De acordo com os dados da Pesquisa +Valor, realizada pela Ticket, marca da Edenred Brasil de vale-refeição e vale-alimentação, com cerca de 4,5 mil estabelecimentos de alimentação nas cinco regiões do País, o preço médio do café expresso ofertado após o almoço é vendido à média de R$ 6,01, valor 68% mais caro que o tipo coado, que custa em média R$ 3,58.
A depender da região, essa diferença pode chegar a 188%, como na Centro-Oeste, onde o tipo coado registrou a média de R$ 1,69, ante os R$ 4,88 do expresso. Já as regiões Sudeste e Norte lideram com o expresso mais caro, R$ 6,31 e R$ 6,24, respectivamente. O tipo coado tem o seu maior desembolso na Região Sul, por R$ 4,54 seguido da Norte, à R$ 4,50.
“A diferença de preço pode ser um termômetro para ajudar o trabalhador na hora da escolha quando se deseja economizar na hora do almoço. Uma pesquisa realizada por nós no Instagram da Ticket apontou que o tipo coado é o preferido pelos brasileiros, com 52%, enquanto o expresso, foi mencionado por 48%”, comenta Natália Ghiotto, diretora de produtos da Ticket, na Rede Food Service.
A Pesquisa +Valor também traz a média geral do preço do cafezinho, que é o valor combinado entre os dois tipos, o expresso e o coado. O resultado revela que o desembolso com a bebida já corresponde a 10,3% do valor de uma refeição completa no horário do almoço. O preço médio da refeição a nível nacional é de R$ 46,60, que, além do café, inclui o prato, a bebida e a sobremesa.
A bebida, que de acordo com o estudo foi encontrada a um preço médio nacional de R$ 4,72 no último ano, já é 100% mais cara do que o valor de dez anos atrás. Em 2014, a xícara de café custava em média R$ 2,39. Além do custo ter dobrado, o incremento no preço também acelerou acima da inflação, que no simulado com a correção de acordo com o IPCA seria de R$ 4,04.
“Vale considerar que os estabelecimentos consideram no conjunto da composição do seu cardápio uma série de gastos, como locação, equipe, matéria-prima e outros itens que aumentaram de forma distinta além da inflação. Com a Pesquisa +Valor buscamos proporcionar um importante retrato para que as empresas possam balizar suas estratégias na oferta do valor do benefício concedido aos seus empregados, além de trazer informações essenciais do quanto esses valores se fazem essenciais para proporcionar, por meio do benefício, o acesso à alimentação de qualidade ao trabalhador brasileiro”, ressalta Natália Ghiotto, diretora de produtos da Ticket.
Preço médio do café por tipo -Expresso e Coado:
Região | Café Expresso 2023 | Café Coado 2023 |
Norte | R$ 6,24 | R$ 4,50 |
Nordeste | R$ 5,56 | R$ 3,21 |
Centro-Oeste | R$ 4,88 | R$ 1,69 |
Sudeste | R$ 6,31 | R$ 3,73 |
Sul | R$ 5,44 | R$ 4,54 |
Participação dos gastos com café por região:
Região | Valor médio da Refeição | Valor Café (expresso+coado) | % de participação no custo de uma refeição completa |
Norte | R$ 42,29 | R$ 4,92 | 11,5% |
Nordeste | R$ 43,55 | R$ 4,56 | 10,5% |
Centro-Oeste | R$ 41,75 | R$ 3 | 7% |
Sudeste | R$ 49,33 | R$ 4,95 | 10% |
Sul | R$ 42,81 | R$ 5,12 | 12% |
Sobre a Ticket
Pioneira na criação do vale-refeição e vale-alimentação no Brasil, a Ticket é protagonista na transformação digital do setor ao oferecer soluções inovadoras e de acordo com a legislação vigente. A marca possui benefícios tradicionais e flexíveis nos segmentos de alimentação, refeição, transporte, cultura, incentivos, recompensas, antecipação salarial, bem-estar, educação e home office, que atendem mais de 7 milhões de empregados beneficiados, 130 mil empresas clientes e 620 mil comerciantes credenciados.
A Ticket foi a primeira a estar presente nos principais aplicativos de delivery de refeições e alimentos do Brasil e investe continuamente na criação de produtos e ferramentas para apoiar seus públicos, a exemplo da implementação da plataforma Ticket Vantagens, que oferece descontos com cashbacks para quem usa seus benefícios.
A Ticket é uma marca da Edenred, plataforma global e digital de serviços de meios de pagamento que atua como companheira de todas as horas para os trabalhadores, empresas e comerciantes. Líder em seu segmento, conecta 60 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e aproximadamente 1 milhão de empresas clientes, em 45 países.
Fonte: Rede Food Service