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A importância de ter boas sobremesas no cardápio

  • PUBLICADO EM: 27/11/2023
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Investir em sobremesas no seu estabelecimento de food service pode parecer muito trabalho para pouco retorno. Geralmente, o carro-chefe de restaurantes e bares são os pratos salgados e a produção de doces exige mão de obra especializada e equipamentos específicos, mas as sobremesas podem ser rentáveis para seu negócio.

Uma sobremesa pode melhorar a experiência, proporcionando uma refeição completa, tão importante para conquistar a fidelidade do cliente. “Quando se trata de alimentação, sempre existe a expectativa de que o cliente deseje uma sobremesa após a refeição, por hábito. A partir do momento em que o cliente faz uma refeição, essa experiência se alinha com a vontade natural de saborear algo doce em seguida”, afirma Paulo Mello, CEO da Zé Coxinha, em entrevista ao Food Connection.

Além disso, ao adicionar mais opções ao seu cardápio, maior as chances de incrementar a venda. “Ter um outro produto em seu mix pode ajudar a aumentar o seu ticket médio e gerar receita adicional durante o momento de consumo”, diz Mello.

As sobremesas ajudam na hora de implementar uma promoção ou um combo, o que pode atrair mais clientes. Os doces também são uma oportunidade para inovar no cardápio e trazer novos produtos, sem um custo alto.

Incluir sobremesa no cardápio do seu estabelecimento de alimentação fora do lar também requer cuidados. Um deles é entender o que o seu público busca, bem como os custos e lucratividade que essa inclusão trará de impactos para o negócio.

Mas, diante de tantas opções, como decidir o que incluir no cardápio de sobremesas? “A dica ao pensar em incluir sobremesas no cardápio é escolher aquelas que estejam alinhadas com o seu público. Considere o ticket médio, o poder aquisitivo da sua região e a praticidade no armazenamento, recebimento e comercialização”, aconselha Paulo Mello.

Evite colocar muitas opções e priorize os doces populares, que tenham relação com a culinária servida no estabelecimento. “Opte por sobremesas que agradem de maneira geral, evitando opções muito específicas que possam exigir preparos diferenciados, causando complicações nos processos e resultando em prejuízos”, conclui Mello.

Outra vantagem dos doces é que são bonitos, então capriche na apresentação. Um prato bonito chama a atenção dos outros clientes, despertando a vontade de provar a sobremesa. Também é uma oportunidade para encantar o cliente, que irá postar nas redes sociais e divulgar o estabelecimento.

Como incluir o churros no seu cardápio

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A sua simplicidade, versatilidade e sabor fizeram com que os churros conquistassem o paladar mundo afora, resultando em uma explosão de inovações que trouxeram uma riqueza de recheios e coberturas. No Brasil, conhecido por sua rica cultura gastronômica, os churros foram calorosamente acolhidos, tornando-se uma paixão nacional.

Com o passar dos anos, o churros foi incorporado em uma variedade de outras sobremesas, como em bolos, tortas, brigadeiros e até sorvetes. Confira agora como incluir o doce no cardápio do seu estabelecimento, bem como alguns cuidados importantes.

Um exemplo de como a culinária é capaz de se adaptar e se apropriar de sabores locais, fazendo com que uma iguaria estrangeira se torne verdadeiramente brasileira, é a marca Zé Coxinha. A empresa introduziu o churros recheado de doce de leite ao cardápio como "Zé Churritos", nome que possui uma combinação de elementos próprios da cultura brasileira.

Dicas para otimizar a venda de churros como sobremesa:

Variedade de Sabores: Ofereça churros em uma variedade de sabores, como tradicional com açúcar e canela, recheados com doce de leite, chocolate, creme de avelã, ou outros recheios populares.

Opções de Coberturas: Adicione opções de coberturas, como caldas de chocolate, caramelo, morango, ou mesmo opções mais gourmet, como ganache de chocolate amargo ou redução de frutas vermelhas.

Menu de Churros Gourmet: Desenvolva um menu exclusivo de churros gourmet, com ingredientes premium e combinações únicas para atrair os clientes que buscam experiências gastronômicas diferenciadas.

Promoções Especiais: Crie promoções especiais, como combos com café ou descontos para clientes que escolhem a sobremesa após uma refeição principal.

Sobremesas para delivery

Quando se trata de delivery, vender somente sobremesas pode ser uma ótima opção para novos empreendedores. Em 2021, segundo dados de uma pesquisa realizada pelo AlmoçoGrátis em parceria com a Galunion Consultoria, os deliveries focados em sobremesas chegaram a ter um aumento de 44% no tíquete médio em relação àqueles que só fornecem pratos salgados.

E não esqueça de caprichar na embalagem da sua sobremesa para delivery. Caixinhas de papel, potinhos e os tradicionais bolos no pote fazem muito sucesso.

Para chamar a atenção do cliente no delivery, é interessante ter um carro-chefe ou ser especializado em algum tipo de doce, o que destaca a marca e facilita a operação.

O restaurante E meu doce?, dark kitchen de sobremesas do grupo ATW, traz um cardápio composto por variadas opções de mousses, que vão das mais tradicionais – como limão, chocolate e maracujá – até combinações de Ninho com Oreo e Ninho com Nutella.

Sua operação é simples e de fácil implementação, tornando-se uma excelente alternativa para empreendedores que desejam investir em um restaurante inovador e não convencional.

Fonte: Food Connection

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