Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 68

Identificar o momento certo para abrir uma filial exige uma análise detalhada de diversos indicadores financeiros e operacionais, que vão muito além do lucro

Para entender se o momento do seu bar ou restaurante é propício para a abertura de uma filial, é importante levar em conta fatores internos do negócio, mas também externos, do mercado. Foto: Midjourney

A expansão é um objetivo de muitos empreendedores, mas saber quando abrir uma filial pode ser uma questão complexa. Essa decisão precisa ser pautada em diversos aspectos, incluindo, mas não se limitando, a fatores financeiros. Para bares e restaurantes, entender o melhor timing é essencial para garantir que o novo negócio seja sustentável.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Brasil é o quarto maior mercado de franquias do mundo, registrando um crescimento anual de 15%. Esse cenário favorável impulsiona muitos empreendedores a considerar a expansão. Mas será que seu negócio está pronto?

A resposta depende de uma avaliação criteriosa de alguns indicadores-chave. Confira, a seguir, seis fatores essenciais para decidir o momento ideal para abrir uma filial:

1. Lucro líquido

Embora o aspecto financeiro não seja o único a ser analisado, ele é fundamental. A lógica é simples: se a matriz não gera lucro, provavelmente o negócio ainda não está maduro para uma expansão.

Além disso, é importante considerar que boa parte desse lucro poderá ser direcionada para cobrir custos até que a nova unidade comece a ser lucrativa. Avaliar o fluxo de caixa e contar com ferramentas de gestão financeira, como um ERP (Planejamento de Recursos Empresariais), ajuda a visualizar melhor esse cenário.

2. Projeção de resultados futuros

Apenas ter lucro não é suficiente; é preciso que ele seja consistente. Empreendimentos recém-abertos costumam demorar alguns meses para gerar ganhos, portanto, é essencial avaliar se o lucro da unidade principal será estável ao longo do próximo ano.

Se os indicadores não apontam para uma estabilidade financeira, pode ser prudente adiar a expansão. Em caso de possível instabilidade, uma reserva de capital pode ajudar a cobrir o capital de giro da filial nos primeiros meses.

3. Horas de dedicação disponíveis

Uma nova unidade demanda tanta atenção quanto a primeira, ou até mais. É importante que o empreendedor tenha disponibilidade para se dedicar ao novo estabelecimento. Em alguns casos, é interessante contar com um colaborador de confiança para supervisionar a matriz, permitindo ao empreendedor focar na filial.

Uma boa estratégia pode incluir a realocação de funcionários experientes para auxiliar no treinamento da nova equipe e garantir a padronização do atendimento e qualidade.

4. Verba para contratação de funcionários

Expandir um negócio significa aumentar a equipe. Além dos gastos com o novo ponto e criação de estoque, é essencial planejar a verba para contratação e treinamento de funcionários. Esse período inicial será fundamental para garantir que a nova unidade opere dentro dos padrões do negócio.

5. Crédito disponível

Mesmo com um fluxo de caixa positivo, é importante avaliar o acesso a crédito. A expansão aumenta a vulnerabilidade financeira do negócio, e ter crédito disponível pode ser crucial para enfrentar imprevistos. Antes de abrir a filial, consulte o gerente do seu banco para entender as condições de empréstimo e avaliar as taxas de juros.

6. Dados de mercado

A pesquisa de mercado é uma etapa essencial, muitas vezes subestimada. Mesmo que o negócio já tenha sucesso em uma região, é importante estudar o perfil de consumo do local onde se pretende abrir a filial.

Conversar com clientes e entender a origem geográfica deles pode revelar oportunidades em outras áreas. Esse estudo é determinante para saber se o público-alvo da nova região se alinha ao perfil do seu produto ou serviço.

Avaliando o momento certo para expandir

Cada negócio possui particularidades, e em alguns setores, o retorno financeiro pode ser mais rápido do que em outros. Por isso, definir o momento certo para abrir uma filial exige cautela e análise detalhada dos indicadores.

Planejar com cuidado e considerar a estabilidade da matriz são passos fundamentais para garantir que a nova unidade seja um sucesso e agregue valor à marca.

*Conteúdo produzido com informações do blog Connect Plug

Curtiu este conteúdo? Avalie os conteúdos do nosso site. É rapidinho, são apenas duas perguntas. Obrigado!

Comentários