Redes do setor registraram um avanço de 8,9% na receita em relação ao mesmo período de 2024
No primeiro trimestre deste ano, o setor de franquias brasileiro cresceu 4,4% no número de operações, com um acréscimo de 7.354 unidades em comparação ao mesmo período do ano passado, totalizando 198.730 em funcionamento. No mesmo intervalo, houve o encerramento de 1,6% das unidades, resultando em um saldo positivo de 2,8% para o setor.
Os dados são da Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor de franquias, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O levantamento mostra que, entre janeiro e março, as redes registraram um avanço de 8,9% na receita em relação ao mesmo período de 2024, atingindo R$ 65,967 bilhões. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento foi ainda mais expressivo, de 11,2%, com faturamento superior a R$ 278 bilhões.
“Nesse primeiro trimestre do ano, o franchising driblou restrições, como por exemplo, a alta taxa de juros (Selic) e o bolso mais apertado do consumidor, para atingir resultados relevantes. Como fator sazonal, é importante ressaltar que a Páscoa, que contribuiu para o crescimento do setor no primeiro trimestre de 2024 e ocorreu em abril passado, poderia ter alavancado ainda mais esse bom desempenho”, afirma o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.
Esse desempenho positivo foi impulsionado principalmente pela expansão dos segmentos de Limpeza e Conservação, que cresceu 16,3% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Também contribuíram os setores de Saúde, Beleza e Bem-Estar, com alta de 14,9%, e Turismo, com 14,7%.
Na sequência, destacaram-se os segmentos de Alimentação (Foodservice), com crescimento de 13,7%, Serviços Automotivos (12,6%) e Entretenimento e Lazer (11,5%).
Intensivo em mão de obra, o setor de franquias empregava 1,728 milhão de trabalhadores diretos até o fim do primeiro trimestre de 2025.
Segmentos crescem de forma generalizada
O crescimento do segmento de Limpeza e Conservação está relacionado à forte demanda por esse tipo de serviço, à popularização de modelos de lavanderias de autosserviço e às mudanças no estilo de vida do consumidor, como a busca por praticidade, a redução dos espaços de moradia e a menor disponibilidade de trabalhadores domésticos.
Já o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar apresentou avanço por diferentes fatores, entre eles a expansão do varejo farmacêutico no Brasil e o fortalecimento das farmácias como pontos de conveniência em saúde, oferecendo serviços como vacinação, exames rápidos e atendimento clínico. Outro aspecto relevante foi a transformação digital, que melhora a gestão de estoque, permite vendas personalizadas e contribui para uma administração mais estratégica das operações.
O uso de Inteligência Artificial também vem ganhando espaço, com soluções que permitem recomendações e promoções direcionadas, fidelizando o cliente e aprimorando a experiência de compra. O aumento da presença do público acima de 50 anos, que tende a preferir o ambiente físico, também favorece esse desempenho.
O setor de Hotelaria e Turismo registrou o terceiro maior faturamento do trimestre, favorecido pela continuidade da demanda por viagens nacionais, tanto de lazer quanto corporativas, e pelo aumento do fluxo internacional. O crescimento de 3,4% do PIB em 2024, impulsionado pelos setores industrial e de serviços, também contribuiu para esse resultado.
*Fonte: Mercado&Consumo