pe.abra

Em São Paulo, Abrasel reúne líderes do setor e do poder público, mantém confiança na retomada econômica e anuncia também o Open Delivery, padrão de comunicação no delivery para facilitar a integração de pedidos que chegam por diversos sistemas


O governador de São Paulo, João Doria e o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, durante evento da Abrasel em São Paulo

Uma noite histórica para os bares e restaurantes. Assim pode ser descrita a cerimônia de abertura da 4ª Semana da Alimentação Fora do Lar, realizada pela Abrasel nesta segunda-feira (13), na capital paulista. O evento, que contou com participação de grandes líderes políticos e empresariais, reuniu o setor, demonstrou a confiança na retomada econômica e serviu também para anunciar o Open Delivery, que chega para resolver o desafio de organizar e padronizar o fluxo de informações entre restaurantes, canais de venda e sistemas de gestão.

No palco, estiveram o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci; o governador de SP, João Doria; o prefeito de SP, Ricardo Nunes; o prefeito de Campinas, Dário Saadi; o CEO da Ambev, Jean Jereissati, o presidente da Abrasel em SP, Joaquim Saraiva; o presidente do Conselho de Administração Nacional da Abrasel, Paulo Nonaka; o vice-líder do Conselho Nacional da Abrasel, Thiago Falcão, o presidente da Unecs, Georges Pinheiro; o diretor-presidente do Sebrae, Carlos Melles; e também o vereador de SP, Rodrigo Goulart.

“Batalhamos por um Brasil mais simples para empreender e melhor para viver. Nesse sentido temos três grandes pontos para tratar: queremos um país com menos desigualdade; um país mais sustentável, atento à economia circular; e um país mais estável política, econômica e socialmente. Nós acreditamos que a gente só encontrará essa estabilidade se ampliarmos de maneira relevante a classe média no Brasil”, afirmou o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.

O governador de São Paulo, João Doria, enalteceu o papel da Abrasel durante a pandemia e reforçou, mesmo com diferenças, o papel do diálogo construtivo e republicano entre o governo de SP e o setor de bares e restaurantes, liderado pela entidade. Após apresentar a campanha publicitária “SP Pra Todos, que será exibida em 122 países para fomentar o turismo, Doria antecipou que ainda esta semana lançará um pacote de fomento à economia.

"Passamos o pior. Até novembro vamos passar a última etapa e essa chave vai virar. Estejam preparados para contratar mais profissionais", anunciou Doria. O anúncio oficial será feito em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira no Palácio dos Bandeirantes e contará com a presença do presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.

Na linha do turismo, o prefeito da capital, Ricardo Nunes, reforçou o projeto Ruas SP, pelo qual 174 vias já estão com mesas nas áreas de calçadas, ao ar livre; e comunicou que está prestes a ser anunciado um pacote de fomento ao setor.

A expectativa de retomada para o estado, segundo o presidente da Abrasel em São Paulo, Joaquim Saraiva, é que o segmento se normalize a partir do 2º semestre de 2022. "Seguimos em alerta ressaltando a importância dos protocolos de segurança para que não tenhamos que regredir. Logo São Paulo voltará a ser a capital da gastronomia", categorizou.

Em um tom emocionado, o CEO da Ambev, Jean Jereissati, destacou a responsabilidade do setor liderado pela Abrasel há 35 anos. “A pandemia deixa marcas no setor. Ela ainda não acabou, mas há esperança. O sentimento de hoje é esse”, diz. Jereissati também destacou a pioneira campanha nacional da Abrasel para ressaltar a importância da vacinação para toda a população.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, valorizou a resiliência dos empresários do setor e apresentou o projeto Cidade Empreendedora, que combina formação do empreendedor e crédito orientado em 1.200 cidades pelo Brasil, fomentando especialmente a digitalização e as startups. "O Sebrae hoje é o Sebrae que o Brasil precisa para fazer esse papel de recuperação tão importante", destacou.

Também prestigiaram o evento diversas autoridades, como secretários do governo de Estado e da prefeitura de São Paulo, da Câmara Municipal da capital e de outros municípios.

Open Delivery

Em clima de celebração, a Abrasel apresentou o Open Delivery, que tem o desafio de organizar e padronizar o fluxo de informações entre restaurantes, canais de venda - aplicativos e marketplaces - e sistemas de gestão. Assim, as informações de cardápios e pedidos são uniformizadas e as solicitações de clientes recebidas em um único lugar de forma eficiente (pelo sistema de PDV, por exemplo), permitindo ao restaurante trabalhar com melhor gestão de pedidos e viabilizando trabalhar com mais parceiros.

Segundo Paulo Solmucci, o Open Delivery permitirá que o ecossistema de empresas que atuam com entrega de comida dialogue de forma otimizada com outras empresas como, por exemplo, varejo, telefonia e meios de pagamento, se juntem a elas.

O padrão também reduz a ineficiência no ambiente de delivery, como perdas de pedidos ou demora na entrega, permitindo redução de custos. Com mais eficiência, todos ganham. Por fim, os consumidores são os que mais ganham, com mais opções de restaurantes em mais canais de compra, recebendo sua comida com mais velocidade e qualidade.

"Da noite para o dia, o delivery se tornou essencial e, para a grande maioria, a única forma de sobrevivência. Surge o que só o brasileiro é capaz de fazer: o Open Delivery", anunciou Solmucci durante o evento. O lançamento oficial está previsto para outubro, mas os empresários já podem acessar opendelivery.org.br e começar a integração do sistema de gestão.

Semana da Alimentação Fora do Lar

A Semana da Alimentação Fora do Lar é uma realização da Abrasel e abriga ainda os eventos digitais organizados pela Fispal Food Service, com parceira estratégica da Abrasel. O Inova Pizza (13), Inova Food (14 a 16) e Inova Sorvetes (17) trazem apresentações de especialistas, chefs e executivos sobre importantes temas para o setor.

O evento conta com o patrocínio da Alelo, Ambev, BAT Brasil, Coca-Cola Brasil, Ecolab, Sodexo e Ticket. Para inscrições e mais informações, acesse www.fispalfoodservice.com.br

Comentários