A um clique do bom negócio

Painel mostra a importância de saber utilizar a tecnologia para fidelizar clientes no setor de alimentação

 

*Por Adrian Alencar, estudante de Jornalismo do IESB

O futuro é aqui e agora. Este foi o tema do primeiro painel do 29º Congresso da Abrasel, que acontece em 16 e 17 de agosto no campus Sul do IESB, em Brasília. O objetivo da discussão foi analisar tendências globais e impactos da transformação digital no negócio de restaurantes e alimentação fora do lar no Brasil. Com mediação de Ana Clévia Guerreiro, gerente adjunta da UACS Sebrae Nacional, o painel contou com a participação de Alberto Weisser, diretor de Estabelecimentos e Consumidores da Sodexo Benefícios e Incentivos, e de Carlos Azevedo, CEO da MaketUp.

Weisser enfatizou as vantagens da tecnologia, quando bem utilizada, para o setor de bares e restaurantes. Segundo ele, é preciso sempre levar em conta as necessidades do público, especialmente quando o uso do mundo digital varia de acordo com a faixa etária do cliente. “Eu preciso adaptar minha oferta de acordo com a necessidade do meu consumidor”, alertou. Como exemplo positivo, Alberto Weisser citou os aplicativos de celular, que têm grande aceitação e facilitam o relacionamento empresa-cliente.

O representante da Sodexo Benefícios ainda destacou a necessidade de ser transparente na relação com os consumidores. Um ponto importante é assegurar feedback constante. Para Alberto Weisser, a transparência deve ser seguida pelos restaurantes para que o cliente tenha maior confiança na empresa, gerando fidelização.

Já Carlos Azevedo, CEO da MarketUp, destacou o progressivo crescimento da tecnologia, especialmente no século XXI. Uma nova tendência é a inteligência artificial, que tem de ser usada a favor dos negócios. “No dia a dia a gente cada vez mais vai ver a inteligência artificial e começar a tomar decisões baseadas no que a inteligência artificial vai nos dizer”, observou.

Azevedo detalhou as novidades em áreas como energia solar, motores elétricos e combustíveis menos poluentes. Para ele, as empresas devem pesquisar opções mais viáveis e rentáveis para operar. O CEO da MarketUp ainda constatou que a geração atual é mais desapegada em relação a bens como carro e casa. Por outro lado, os jovens estão abertos à colaboração entre grupos, o que abre possibilidades para negócios como Uber (transporte) e Airbnb (hospedagem). Neste cenário surge o MarketUp, aplicativo gratuito para automação na área de bares e restaurantes.

Congresso Abrasel

O Congresso da Abrasel é o maior evento do setor de bares e restaurante do Brasil. A edição de número 29 tem como tema Conectar Pessoas, Saberes e Iniciativas. O evento é realizado pela própria Abrasel, pelo centro universitário IESB e pela revista Prazeres da Mesa. Confira todos os detalhes aqui.

Cobertura completa no site do evento - fotos e textos. Confira!