Novas direções e tendências dos restaurantes

Josimar Melo vai compartilhar seu olhar apurado e experiente sobre as tendências que os restaurantes bem sucedidos estão trazendo para o público no Congresso da Abrasel

alt

 

Um dos maiores críticos gastronômicos da América Latina e autor da coluna Bom de Mesa, na revista Prazeres da Mesa, Josimar Melo palestra no 29º Congresso Abrasel às 11h do dia 17 de agosto sobre as novas tendências dos restaurantes no mundo.

Autor do Guia Josimar de Restaurantes, editado desde 1992, Josimar afirma que o próximo passo da gastronomia brasileiro é político. "Todas as condições foram dadas. Há boa formação, troca de informações e uma matéria-prima fantástica. Agora, os chefs de cozinha, que são desagregados e desagregadores, precisam fazer um esforço conjunto de explodir essa gastronomia, pressionar o governo para que ele invista em promoção. O Brasil não pode ficar fora da gastronomia mundial”, disse em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, onde também assina críticas gastronômicas.

Se antes, ainda na década de 1990, o padrão de qualidade era caricato, com a comida francesa ou italiana servida com pompa, as pessoas agora prezam a descoberta, a criatividade. Segundo ele, isso realça o papel do cozinheiro como artista. “A comida passou a ser o mais importante, e o serviço informal também é considerado agradável."

Segundo o crítico, uma boa dica para os participantes do Congresso Abrasel que possuem bares e restaurantes é a atenção dada ao consumidor, já que não só os estabelecimentos evoluíram, mas o público também está mais exigente, mesmo em lugares simples. "A gastronomia, que era uma coisa aristocrática, agora é um patrimônio. Uma aquisição de amplas camadas da população que entendem que têm direito a uma comida boa e saudável. Não é uma moda, um ritmo que vai passar. Depois da aquisição da comida acessível, local, fresca, já não se consegue viver sem ela”, disse.

Em sua palestra, Josimar Melo vai compartilhar seu olhar apurado e experiente sobre as tendências que os restaurantes bem sucedidos estão trazendo para o público.

O 29º Congresso Nacional Abrasel é uma realização da Abrasel, Prazeres da Mesa e Centro Universitário IESB. Tem o patrocínio da Ambev, Ecolab, Getnet, Philip Morris Brasil, Sebrae, Sodexo e Souza Cruz. Tem parceria com a Vinum Brasilis e parceira de mídia com Correio Braziliense, Prazeres da Mesa e Bares & Restaurantes, além do apoio da Fispal Food Service.

Serviço:
Fórum 29º Congresso Nacional Abrasel
Dias 16 e 17 de agosto
IESB – Campus Edson Machado
Saiba mais e inscreva-se: www.congressoabrasel.com.br