A reinvenção dos modelos de restaurantes

Chef boliviano e empreendedor de sucesso conta sobre sua experiência no 29º Congresso Nacional Abrasel

 

O chef boliviano Checho Gonzales, do Comedoria Gonzales, é a prova viva de que é possível sim empreender no ramo de restaurantes e montar modelos atrativos com custos baixos. No dia 17 de agosto, às 16h45, ele sobe ao palco do 29º Congresso Abrasel, em Brasília, para falar aos participantes do evento sobre a reinvenção dos modelos de restaurantes.

Sua palestra vem de uma experiência empírica: o chef montou quatro restaurantes e faliu quatro vezes. “Nas minhas duas, três últimas falências eu fui com uma estrutura inflada, meti os pés pelas mãos, digamos”, comentou em entrevista para a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Em 2014, Checho fez a quinta tentativa. Um modelo de negócio mais enxuto. Ele investiu R$ 400 mil na reforma do restaurante e compra dos equipamentos. Criou um cardápio com dois pratos básicos e reduziu a logística na cozinha. Segundo o chef, o segredo do pequeno restaurante é simples, porém eficiente: cortar serviços para reduzir custos, sem mexer na qualidade. O restaurante, localizado no mercado de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, não tem garçom e não cobra 10%. Lá o próprio cliente joga as sobras no lixo e devolve os talheres no balcão. “Eles participam da manutenção do próprio espaço, com isso conseguem pagar menos pelo produto final”, disse.

Lá, as comidas são servidas em embalagens descartáveis e as opções podem variar semana a semana. Ceviches, assados, sanduíches e empanadas constam no enxuto cardápio. Para preparar as receitas, Checho recorre aos vizinhos. "Não tenho estoque. Os ingredientes vêm direto da peixaria, do açougue e da banca de frutas aqui do mercado”, disse. No almoço de sábado, o Comedoria Gonzales chega a receber mais de 500 pessoas, um caso de sucesso e tanto para os participantes do 29º Congresso Abrasel.

O 29º Congresso Nacional Abrasel é uma realização da Abrasel, Prazeres da Mesa e Centro Universitário IESB. Tem o patrocínio da Ambev, Ecolab, Getnet, Philip Morris Brasil, Sebrae, Sodexo e Souza Cruz. Tem parceria com a Vinum Brasilis e parceira de mídia com Correio Braziliense, Prazeres da Mesa e Bares & Restaurantes, além do apoio da Fispal Food Service.

Serviço:
Fórum 29º Congresso Nacional Abrasel
Dias 16 e 17 de agosto
IESB – Campus Edson Machado
Saiba mais e inscreva-se: www.congressoabrasel.com.br