Abrasel vai distribuir cartaz oficial da Manobra de Heimlich  aos bares e restaurantes associados

A entrega do material será feita a partir do dia 25 de julho por e-mail

O presidente da Abrasel de Pernambuco, André Araújo, recebeu na manhã desta quinta-feira (21), os cartazes oficiais que explicam o procedimento da Manobra de Heimlich e que devem ser afixados em bares, restaurantes e lanchonetes do estado. O material teve o design pensado e executado pelo Corpo de Bombeiros de Pernambuco e foi entregue pelo Major Aldo Silva. O cartaz será entregue em formato digital aos associados a partir de segunda-feira, 25 de julho, para ser afixado em local visível no estabelecimento.

A Lei Estadual nº 15.714/2016, em vigor desde 3 de março deste ano, determina a afixação de cartazes com o procedimento correto da Manobra de Heimlich em estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar. A norma determina que os cartazes, em tamanho A3 (420×297 mm), sejam colocados em locais de fácil visualização e em número compatível com as dimensões do estabelecimento.

"A iniciativa da corporação em produzir e entregar espontaneamente um material educativo à Abrasel sobre os perigos do engasgo à população comprova porque são considerados heróis", afirma André Araújo.  A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros que deve ser realizada quando uma pessoa estiver engasgada, e tem o objetivo de desobstruir as vias aéreas.