Conjuntura Econômica do Setor de Alimentação Fora do Lar

Com o objetivo de manter o segmento informado, a Abrasel divulgou a Pesquisa de Conjuntura Econômica do Setor de Alimentação Fora do Lar (AFL) realizada no primeiro trimestre deste ano.

O setor de AFL iniciou 2016 com o seu empresariado refletindo, em suas expectativas e iniciativas, os duros efeitos da crise em 2015, ano que começou estimulando cautela e terminou em um ambiente de forte apreensão com o futuro.

Os duros reflexos da crise deixaram marcas e, no seu rastro, um significativo fechamento de empresas, todavia o setor continua apresentando números robustos, com um faturamento em 2015 de R$149 bilhões e estimativa de R$160 bilhões para 2016, num crescimento nominal de 7,5% - o que significa estabilidade em termos reais, pois estamos estimando que a inflação do setor seja da mesma ordem.

Nesta edição, a pesquisa incluiu uma pergunta referente à perspectiva de manutenção do negócio nos próximos 12 meses. A resposta chama a atenção ao apontar que um em cada seis empresários acredita que terá que se desfazer ou fechar o seu negócio.

O brasileiro gasta em média um terço de seu orçamento familiar com alimentação fora do lar, um setor que emprega mais de 6 milhões de pessoas e que representa 2,7% do PIB do país.

Para conferir os dados na íntegra, clique AQUI.