Projeto Recife D’Agosto tem mais uma edição de sucesso

Intercâmbio gastronômico visa divulgar a culinária pernambucana em outros estados

Os chefs Gustavo Candotta (BA) e Adriana Miranda (PB) surpreenderam os convidados no segundo jantar do Projeto Recife D’Agosto, organizado pela Abrasel-PE, em parceria com a Prefeitura do Recife, que aconteceu na última segunda-feira (31/08), na Casa dos Frios, no bairro das Graças. No menu, ingredientes super pernambucanos como bolo de rolo, queijo coalho e aratu. O jantar reuniu donos de restaurantes, representantes do trade turístico e de empresas parceiras do setor alimentício. Os chefs convidados adotarão os pratos nos menus dos seus restaurantes, o St Michel Café Confeitaria, na Bahia e, o Aí Cozinha Criativa, na Paraíba.

Para a entrada, o chef Gustavo Candotta preparou a Surpresa de Coalho, feita com quenelle de macaxeira e aratu e macarron de castanha e banana da terra; que foi seguida pelo prato principal coulis de jerimum, medalhão de carne de sol confitada na manteiga de garrafa e feijão verde germinado. Segundo o chef, a entrada monocromática foi pensada em tons de cores que iluminam o Estado: “Escolhi o dourado do sol, o tom clarinho das areias das praias e o tom mais amarronzado, que representa o trabalho com barro feito em Pernambuco” detalha. “A ideia do prato principal não foi fazer nada rebuscado, foi valorizar os produtos regionais. Eu quis explorar ao máximo o que cada ingrediente pudesse dar”, completa Candotta.

A sobremesa foi feita pela chef Adriana Miranda. “Tive a grande responsabilidade de adoçar a noite de todos e busquei uma junção diferenciada de elementos tradicionais de Pernambuco”, explica Adriana. Nomeada Quitute de Tabuleiro, a combinação de bolo de rolo, bolo de rapadura crocante, sorvete de queijo do reino e calda de goiaba encantou a todos e fechou o noite com chave de ouro. Os chefs preparam o jantar com a ajuda de seis estudantes de gastronomias de faculdades do Recife e Região Metropolitana. Pela manhã, os profissionais e alunos participaram de palestra no Recife Praia Hotel, que tratou sobre a experiência dos chefs.

Esta foi a 5ª edição do projeto, que acontece anualmente com o objetivo de gerar um intercâmbio cultural entre chefs pernambucanos e de outros lugares do país. A ideia é que esses profissionais utilizem sua própria percepção para criarem novos pratos que ressaltem os elementos locais. Para esta edição, a Abrasel-PE convidou cinco chefes de quatro estados do Nordeste. Além dos chefs que comandaram o segundo jantar, foram convidados também Lícia Maranhão, que lidera o restaurante Lila Brigadeiro e Bistrô (AL), Eduardo Sisi, à frente do Moana Gastronomia & Arte (CE) e Charles Alexandrini, do Villa Alexandrini (CE), que agradaram a todos no primeiro jantar do projeto que aconteceu no dia 25 de agosto. O Recife D’Agosto tem o apoio da Prefeitura do Recife, do Sebrae, da Empetur, Governo de Pernambuco, Ecolab, Pitu e Stella Artois, Casa dos Frios e Rio Sol.