Abrasel-PE apresenta o Festival Recife D´Agosto para o trade pernambucano

Promovido em parceria entre a Prefeitura do Recife e Abrasel-PE o projeto promove  troca de experiências entre chefs de cozinha.

Chefs Eduardo Sisi, Charles Alexandrini e Lícia Maranhão; acompanhados dos estudantes que participaram do jantar do projeto Recife D'Agosto.

O primeiro jantar do Projeto Recife D’Agosto, que aconteceu noite da terça-feira, 25 de agosto, foi marcado por uma confraternização entre representantes do setor gastronômico e turístico de Pernambuco em uma deliciosa experiência gastronômica. O evento, promovido em parceria entre a Prefeitura do Recife e Abrasel-PE, acontece anualmente com o objetivo de ressaltar a culinária e os ingredientes locais através da troca de experiências com chefs de outros estados. O primeiro jantar foi comandado pelos chefs Lícia Maranhão, de Alagoas; Eduardo Sisi e Charles Alexandrini, do Ceará.

Entre os que prestigiaram o evento, o secretário de turismo do Recife, Camilo Simões; a secretária executiva de turismo e lazer, Ana Paula Vilaça; o secretário executivo do Prodetur, Rafael Ferraz; o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem, Jorge Sales; o presidente do Recife Convention & Visitors Bureau, Bruno Herbert, além de diversos empresários do setor de alimentação fora do lar. Os convidados foram recebidos pelos dirigentes da Abrasel-PE, o presidente Núncio Natrielli; o diretor Executivo, Valter Jarocki e representantes do conselho da instituição. “O Recife D’Agosto é importante por integrar trade turístico e gastronômico, que são setores que se complementam no dia a dia. A ideia é gerar uma grande interação e troca de experiências entre os empresários, representantes de instituições e chefs para que cada vez novas e boas idéias possam surgir, avançando as ações do setor de alimentação”, explica Núncio Natrielli.

No cardápio, ingredientes originais do Nordeste, como a rapadura, o queijo coalho e o cacau tiveram destaque na produção dos pratos. Para a entrada, o chef Eduardo Sisi, que comanda o restaurante Moana Gastronomia & Arte, em Fortaleza, desenvolveu a Costela suína rapaduramelizada e flambada com cachaça, acompanhada de batatas doces crocantes. Em seguida, o prato principal, feito pelo chef Charles Alexandrini, do Villa Alexandrini, também de Fortaleza, foi Arroz de camarão com queijo, sobreposto de empanado de camarão com queijo coalho e redução de maracujá. Para finalizar, a chef Lícia Maranhão, à frente do Lila Brigadeiro e Bistrô, que fica em Maceió, preparou sobremesa de chocolate e caramelo em duas texturas.

Para Eduardo Sisi, a participação no projeto foi muito positiva. “O projeto é bastante positivo, a visita ao Recife foi bastante e inspiradora e a troca de experiência com os alunos é sensacional”, ressalta. “Essa interação que a gente tem é muito bacana, pois conhecemos lugares diferentes, trocamos experiências com pessoas do setor e com os estudantes. A vinda para Recife foi produtiva, pois pudemos ver coisas que não temos em Fortaleza e expandir as idéias”, completa o chef Charles Alexandrini.

Esta primeira etapa do evento contou com palestra sobre a experiência profissional dos chefs para alunos de gastronomia de seis escolas do Recife, que puderam ajudar na produção do jantar e aprender participando de todo o processo. O evento segue com palestra e mais um jantar no próximo dia 31 de agosto, desta vez, com a presença dos chefs Adriana Miranda e Gustavo Candotta criando novas receitas.

O Recife D’Agosto tem o apoio da Prefeitura do Recife, do Sebrae, da Empetur, Governo de Pernambuco, Ecolab, Pitu e Stella Artois, Casa dos Frios e Rio Sol.