Sabor Rural integra produtores rurais e chefs de cozinha
Culinária nordestina é celebrada durante três dias de encontro, que contará com palestras, degustações e feiras



A gastronomia e a produção rural nordestina estarão em evidência durante a quarta edição do Sabor Rural, que acontece de 26 a 28 de agosto, no Pavilhão do Centro de Convenções em Olinda, no decorrer da 23º edição do AgriNordeste, fórum anual dos produtores organizado pela Federação da Agricultura de Pernambuco. No encontro, que busca integrar produtores rurais, chefs de cozinha, estudantes e público em geral, os participantes poderão trocar experiências em cursos, degustações e palestras relativas à cozinha nordestina. Para participar, os interessados encontram todas as informações no site www.agrinordeste.com.br.

A programação do Sabor Rural reserva quatro momentos distintos, divididos em seminários, aulas-show, feira gastronômica e concurso Show de Lácteos. As conferências, que terão como mediador o chef César Santos, colocarão a cozinha nordestina como pano de fundo nos debates promovidos, além de fazer uma reflexão sobre a importância da valorização do produtor rural para o cenário gastronômico, na geração de renda, autoestima do profissional do campo e resultado final dos trabalhos realizados nas cozinhas para o consumidor final.

Para César Santos, o Sabor Rural funciona como uma grande vitrine que privilegia todos os profissionais que trabalham com alimentação. “O evento é um verdadeiro encontro de tudo o que temos de mais brasileiro. Aqui conseguimos reunir as nossas raízes e traduzir as nossas verdades. Seja o agricultor que planta e colhe ou o cozinheiro que transforma os produtos em pratos elaborados. São três dias enriquecedores de trocas de experiências”, revela. Para a edição deste ano, estão confirmados os chefs paulistas Alex Atala e Mara Salles, a carioca Flávia Quaresma e o português Hélio Loureiro, entre outros.

No espaço reservado para as aulas-show, chefs de vários estados do Nordeste revelarão receitas conhecidas das cozinhas e paladares da região. Por lá, nomes como André Generoso, Sofia Mota, Anna Corinna, Rivandro França, Miau Caldas e Leandro Ricardo vão dividir um pouco dos seus conhecimentos com o público, levando conceitos da cozinha sustentável e utilizando os produtos dos agricultores participantes do AgriNordeste. A proposta é privilegiar a matéria-prima local e apresentar os responsáveis pela produção.

Um dos grandes atrativos do Sabor Rural para o público em geral é o corredor gastronômico Sabores da Terra. No local serão encontrados quitutes com a assinatura dos grandes chefs locais, comercializados por preço limite de R$ 10. O time escalado para comandar as panelas vai contar com nomes como o próprio César, Anna Corinna, Rivandro França e Carol Medeiros, entre outros, durante os três dias de evento.  Nas barracas serão encontradas receitas regionais executadas pelos chefs, além de outros famosos sabores de boleiras do interior do estado. Nesta edição, em parceria com o Instituto Shopping Recife, pela primeira vez a comunidade do Entra a Pulso participará da feira comercializando alguns produtos que foram criados com a orientação de chefs que integram projetos executados na comunidade.

Para os estudantes de gastronomia, o Espaço Sabor Rural ainda promove o concurso Show de Lácteos, uma ação voltada à descoberta de novos talentos. Dividida em três etapas, os candidatos são desafiados a trabalhar de forma sustentável, que abrange desde o reaproveitamento de alimentos ao uso de produtos orgânicos, livres de agrotóxicos. Além disso, o prato escolhido para a competição deverá conter ingredientes regionais e pelo menos um produto Lácteo regional.

A programação completa está disponível no link.
Serviço:
Sabor Rural
De 26 a 28 de agosto
Das 8h30 às 19h
No Centro de Convenções de Pernambuco

*Com informações da assessoria de imprensa do evento