Treinamento gratuito de segurança do alimento

Unilever Food Solutions investe em nova plataforma para capacitar setor de alimentação fora do lar


A Unilever Food Solutions, divisão da multinacional voltada ao mercado de food service, tem estado cada vez mais comprometida em contribuir para a profissionalização e o crescimento do setor no País e, com esse objetivo, acaba de renovar toda a sua plataforma de treinamento sobre Segurança dos Alimentos. A iniciativa também integra o Plano de Sustentabilidade da Unilever, que visa melhorar a saúde e o bem estar de mais de um bilhão de pessoas até 2020.

“O programa de Segurança dos Alimentos foi desenvolvido primeiramente na China, ajudando os chefs locais a criar refeições saudáveis para os seus clientes e o modelo foi replicado para outros países, incluindo o Brasil”, conta Ricardo Marques, vice-presidente da Unilever Food Solutions. “Para a operação brasileira, criamos um módulo on-line de treinamento de Segurança dos Alimentos, com uma linguagem simples e dinâmica, que esteja mais próxima dos operadores locais e sem custo algum aos participantes. Estamos realmente empenhados em ajudar os estabelecimentos com essa iniciativa”, acrescenta o executivo.

Dinâmica e interativa, a plataforma de treinamento é totalmente on-line. Por meio de vídeo-aulas, a plataforma aborda diversos assuntos de interesse para quem trabalha em cozinhas dos restaurantes como: vestuário apropriado dentro da cozinha; forma adequada de lavar verduras e legumes; temperatura adequada dos alimentos; sugestões para evitar contaminação no estoque; descarte adequado de resíduos, entre outros. Para adquirir o certificado, os interessados devem assistir ao vídeo completo e responder a um questionário ao término. É necessário alcançar, no mínimo, 60% de aprovação, para que o certificado seja liberado para impressão.

Segundo Ricardo Marques, a segurança dos alimentos dentro das cozinhas profissionais é um tema delicado e que pode levar estabelecimentos a fecharem as portas. “O descumprimento dessas normas leva a penas severas, que incluem multas pesadas e até processos criminais.” E acrescenta: “a falta de higiene e cuidado no armazenamento dos produtos são as principais causas de contaminação alimentar nas cozinhas profissionais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, anualmente, mais de um terço da população mundial adoece devido ao surto de Doença Transmitida por Alimento (DTA), mas somente uma pequena parcela é notificada. Além disso, dados do Ministério da Saúde alertam que entre os anos 2.000 e 2.014 mais de um milhão de pessoas foram expostas a algum tipo de DTA”.

O executivo destaca que, internamente, a Unilever Foods Solutions também mantém rigorosos padrões de segurança em todos os seus produtos. “Por isso, o que produzimos é assegurado pelo Centro de Garantia Ambiental (SEAC). Queremos que o assunto esteja na rotina de quem trabalha no setor, assim como faz parte da nossa”, reforça.

Na plataforma de treinamento, também será possível encontrar materiais de comunicação visual que podem ser impressos e colados nas cozinhas dos restaurantes, com dicas de boas práticas para o ambiente de produção das refeições. A nova plataforma de segurança dos alimentos está disponível no site da Unilever Foods Solutions: www.ufs.com/segurancadosalimentos.

Fonte: Portal Cozinha Profissional