23º Encontro Abrasel Agitará São Paulo

Entre os dias 8 e 10 de junho, empresários da alimentação fora do lar vindos de todos os estados do país se reúnem em São Paulo para o 23º Encontro da Abrasel. Mais de vinte debates estão programados para serem realizados dentro da Fispal, uma das maiores feiras do setor, no Expo Center Norte.

 

O tema inspirador dos debates será IDENTIFICAÇÃO E REMOÇÃO DE OBSTÁCULOS – A VOLTA POR CIMA. Discussões específicas serão realizadas sobre aumento contínuo de custos, legislação tributária, trabalhista (e Justiça do Trabalho), burocracia, leis onerosas e restritivas (lei seca, anti tabagismo, gorjeta, regulamentação para o funcionamento de bares), insegurança jurídica, carência de mão de obra qualificada, ineficiência dos serviços públicos e transferência de custos para as empresas, enfim problemas que precisam ser resolvidos para que o setor possa conter custos, se expandir, gerar empregos, atender os brasileiros e os turistas, contribuir na elevação do PIB e no ajuste fiscal.

Algo que tem preocupado lideranças em todo o país é o contínuo aumento de custos, que provoca elevação de preços e afasta clientes. Há outros motivos de preocupação, como a violência e a necessidade de maior segurança nas cidades, especialmente no período noturno e a  criminalização  indiscriminada da bebida e dos bares. Para debater esses assuntos e ações necessárias de curto, médio e longo prazo, foram convidados e confirmaram comparecimento empresários de todos os estados do país, além de convidados vindos do interior e litoral, formadores de opinião, jornalistas gastronômicos,  autoridades dos vários níveis do Poder Público.

Além de falar dos problemas e soluções, também ser irá procurar identificar e explorar condições favoráveis que podem ajudar a alavancar a expansão das empresas: aumento no número de brasileiros que pretendem viajar pelo país, atração de turistas vindos do exterior, valorização da imagem dos estabelecimentos como alternativa para lazer sadio e sociabilidade etc. Para o presidente da Abrasel SP, Percival Maricato o encontro será um ponto de retorno do setor, para melhores dias. “Os estabelecimentos vem sendo acuados por custos e dificuldades cada vez maiores, que infernizam a vida do empresário e levam a encerramento de milhares de negócios; É preciso reagir e a unidade e o planejamento podem nos levar a dar a volta por cima”, diz Maricato.

Ao mesmo tempo, palestras procurarão transmitir conhecimento e experiência sobre gestão, marketing, administração financeira, gastronomia, vinhos, nutrição, manipulação de alimentos, recursos humanos, delivery, montagem de cozinha etc. Casos de sucessos em bares, restaurantes, lanchonetes, churrascarias, pizzarias e foodtrucks serão apresentados aos participantes.

O setor é composto por mais de um milhão de empresas, dois milhões de pequenos empresários, emprega mais de seis milhões de trabalhadores, é a mais procurada e mais bem avaliada atração turística das grandes cidades, a mais procurada opção de lazer fora do lar, presta serviço a mais de cem milhões de brasileiros, gera 2,4% do PIB e 3,1% dos impostos arrecadados. Seu crescimento não é, pois, de interesse apenas dos empresários, mas também da sociedade, do país, do Poder Público.

 

Convite:

Esperamos pelo comparecimento de Vossa Senhoria. Comunicando antecipadamente o comparecimento, colocaremos seu nome para acesso a portaria especial da ABRASEL e ao lounge da entidade, onde haverá diversas atividades e degustação de produtos. Também haverá estande da ABRASEL SP, com produtos e onde se poderá obter informações e fazer inscrição para palestras e debates.

 

OBS.: Para associados de Pernambuco, inscrições através do Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Fonte: Abrasel-SP