Recife D’Agosto promove intercâmbio gastronômico

Chefs convidados vão levar o menu para seus restaurantes pelo país


Fotos: Deborah Ghelman

Recife recebeu entre os dias 18 e 26 de agosto chefs convidados pela Abrasel-PE para um delicioso desafio gastronômico. Criar pratos com ingredientes locais, trocas experiências através de palestras para estudantes e ainda executar menus em dois jantares para o trade turístico local. Nesta 4ª edição do projeto Recife D’Agosto, os convidados foram os chefs Paulo Machado, do Instituto de Pesquisas em Alimentação Paulo Machado, de Campo Grande (MS); Morena Leite, do Grupo Capim Santo e Santinho, de São Paulo (SP), Liliane Pereira, do restaurante O Banquete (CE) e o chef Agenor Maia, do restaurante Olivae (DF).

O intercâmbio gastronômico cultural entre chefs e a culinária pernambucana começou com palestras nos dias 18 e 25 de agosto para alunos dos cursos de gastronomia e hotelaria de sete escolas e faculdades da cidade. O segundo desafio foi a criação dos pratos em jantares que aconteceram nos dias 19 e 26 de agosto, na Casa dos Frios. “Esse projeto é muito interessante porque os alunos também participam da execução dos pratos, além do intercâmbio gastronômico cultural realizado com os chefs”, comenta Núncio Natrielli, presidente da Abrasel-PE. É que oito alunos foram convidados durante o projeto para trabalhar com os chefs em cada jantar.

Para o primeiro jantar foram convidados os chefs Paulo Machado e Morena Leite. O Paulo ficou à frente da produção do prato principal, Mojica de Camarão com Maxixe, enquanto a Morena cria a entrada que será Blinis de Tapioca com Surubim Defumado e as sobremesas que serão macarrons de baba de moça com sorvete de coco.

Para o segundo jantar a chef Liliane Pereira caprichou no seu Pé de Moleque ao Avesso, uma torta a base de batata doce com beterraba sob crocantes camarões em molho oriental. No prato principal, assinado por Agenor Maia, a estrela foi o Beef Kobe servido com recheio de queijo coalho, risoto de jerimum e picles de cebola. Para finalizar, o Bolo D’Lila, uma homenagem da chef Liliane Pereira à avó, um sorbet de ameixa fresca servido com bolo de ameixa em redução de vinho do porto. “Foi um grande desafio participar do projeto. Vou levar tudo que aprendi por aqui para minha vida”, revelou a chef Liliane.

O prato desenvolvido pelos chefs passa a integrar o cardápio dos seus restaurantes de atuação, em suas cidades natais, com o objetivo de difundir os sabores gastronômicos e a cultura de Pernambuco.  O Recife D’Agosto tem o patrocínio do Sebrae, da Empetur, Ecolab, Pitu e Amveb, e o apoio da Casa dos Frios, Cisper e Rio Sol.