Abrasel-PE participa da Equipotel NE 2014


Chefs e profissionais do ramo gastronômico têm encontro marcado durante a Equipotel Nordeste 2014, que conta mais um ano com a Arena Gastronômica coordenada pela Abrasel-PE. A Arena conta com três espaços: o Gourmet Show, onde chefs nacionais e internacionais dão aulas show com participação interativa da plateia, o Drink Show, onde barmen vão ensinar técnicas especiais no preparo de coquetéis, e o Espaço Brasil Sabor, dedicado à capacitação de profissionais do setor de alimentação fora do lar. A Equipotel Nordeste tem entrada gratuita para os profissionais do setor e acontece de 06 a 08 de maio no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

No primeiro dia do evento, das 15h às 16h, quem comanda a programação do espaço Gourmet Show são os chefs Duca Lapenda (PE), do restaurante Pomodoro Café, e Liliane Pereira (CE), chef do restaurante cearense O Banquete. Já das 16h15 às 17h15, é a vez das chefs Paula Labaki (SP), consultora e chef executiva do bufett Lena Labaky, e Karyna Maranhão (PE), consultora gastronômica. Das 17h30 às 18h45, se apresentam o chef Guga Rocha (AL), sócio proprietário do Supergourmet, e Tereza Paim (BA), chef proprietária dos restaurantes Casa de Tereza e Terreiro Bahia. Encerrando a programação do dia 6, das 18h45 às 20h30, os chefs Ricardo Arriel (DF), consultor e chocalatier, e Tânia Bastos (PE), pâtisserie da Executive Pastry Chef.

Dando continuidade à programação do Gourmet Show, na quarta (07 de maio), se apresentam, das 15h às 17h45, os chefs Hugo Prouvot (PE), sócio proprietário e chef do Prouvot Cozinha Bar, Luciana Sultanum, consultora da Sadia Food Services, e Hellida Kelsch (PE), chef patissier na Mutti Delicatessen. Das 18h às 20h, o espaço recebe o francês Laurent Suaudeau (FR), consultor e proprietário do restaurante ModeVie Par Laurent e da Escola da Arte Culinária Laurent em Gramado (RS).

Na quinta (08 de maio), o espaço recebe, das 15h às 16h15, André Falcão (PE), consultor e proprietário do restaurante La Pasta Galleria, e Raline Aragão (PE), chef e consultora. Daniel Cavalcante (RN), o restaurateur do Cascudo Bistrô, e Adilson Santana (PB), chef proprietário da Ampla Consultoria Gastronômica, se apresentam das 16h30 às 17h45. Finalizando a programação do Gourmet Show, três chefs da Unilever Foodsolutions, Fávia Barreto (SP), o argentino Gabriel di Trapani e Leonardo Carvalho (PE), das 18h às 20h.

Paralelo ao Gourmet Show acontece o Drink Show, que este ano, traz programação separada pelo tipo de bebida (destiladas, cevadas, fermentadas). Durante as palestras, profissionais especialistas no mundo das bebidas vão fazer apresentações, palestras e workshops. Entre os temas, café, drinks variados, técnicas de preparo e flair – malabarismo com garrafas.

O Espaço Brasil Sabor é outra ação da Abrasel no evento. Lá, os inscritos terão acesso a cursos, workshops, consultoria e capacitação no segmento de bares, restaurantes e hotelaria. Serão debatidos temas como legislação trabalhista, comportamento, redução de custos e segurança alimentar.

Confira abaixo a programação completa dos três espaços coordenados pela Abrasel-PE na Equipotel NE:

GOURMET SHOW

Dia 6 de maio (terça-feira)

15h às 16h

Liliane Pereira (CE)

A chef comanda o restaurante O Banquete. Foi vencedora do Festival Brasil Sabor 2013. Atualmente, assina o cardápio da Pousada Vila Mango, no Ceará.

Duca Lapenda (PE)

O chef responde pela venda de massas artesanais, molhos, embutidos, temperos e queijos. Já atuou como professor em cursos de gastronomia. É proprietários dos restaurantes Pomodoro e Oliva Verde.


16h15 às 17h15

Paula Labaki (SP)

Trabalha como personal chef, prestando consultoria para restaurantes e ministrando aulas de gastronomia e culinária na TV em São Paulo.

Karyna Maranhão (PE)

Empresária, comanda as franquias Sushi Mi e Chinatown.


17h30 às 18h45

Tereza Paim (BA)

Eleita como a chef do ano de 2013 na Veja Salvador Comer & Beber. Comanda um buffet e dois restaurantes, Casa de Tereza e Terreiro Bahia.

Guga Rocha (AL)

Um dos finalistas do quadro Super Chef, do programa Mais Você (Rede Globo). Hoje, apresenta o programa Homens Gourmet (FOZ Life / Bem Simples). Criou a

Cozinha Tropicalista, estilo culinário semelhante à ideia do movimento tropicalista, utilizando a influências das correntes gastronômicas nacionais.


18h45 às 20h30

Ricardo Arriel (DF)

Consultor particular, ministra cursos de chocolateria e confeitaria. Cursou e trabalhou com grandes chefs chocolateiros e confeireiros de várias partes do mundo, como Bélgica, Argentina, França e Suíça.

Tânia Bastos (BA)

Chef formada em gastronomia, com especialização em Gestão na Qualidade e Segurança dos Alimentos e Pâtisserie de Boutique Ecole Lenôtre, em Paris. Despertou interesse pela cultura e folclore nordestinos em pesquisa de ingredientes e nos preparos.


Dia 7 de maio (quarta-feira)

15h às 17h45

Luciana Sultanum (PE)

Formada pelo Institut Paul Bocuse, em Lyon, na França. Traz em sua cozinha as bases francesas, utilizando produtos tipicamente brasileiros e cultivados por produtores locais. Atua como chef consultora em redes de fast food e no restaurante Mingus.

Hugo Prouvot (PE)

Eleito chef do ano pela Veja Recife Comer & Beber 2011/2012. É um dos mais jovens talentos do Recife. Assina o cardápio do Bistrot du Vin, inspirado na gastronomia francesa.

Hellida Kelsch (PE)

Chef expert em pâtisserie, dominando o processo de fabricação de vários doces específicos, desde bolos, biscoitos diversos até opções finas. Há 21 anos, comanda a Mutti Delicatessen.


18h às 20h

Laurent Suaudeau (França)

É o mais renomado chef de cozinha francesa no Brasil. Seus pratos, preparados na fusão das técnicas francesas com ingredientes brasileiros, são ganhadores dos principais prêmios de gastronomia do país desde a sua chegada no Brasil.


Dia 8 de maio (quinta-feira)


15h às 16h15

André Falcão (PE)

Atua como professor na escola de gastronomia La Pasta Galleria Gourmet e no setor de consultoria gastronômica, criando cardápios, selecionando equipes e oferecendo treinamento e acompanhamento. Apresentador do "E agora, chef?", da Discovery Home & Health.


Raline Aragão (PE)

Estagiou na Espanha ao lado do chef Paco Roncero, no La Terraza Del Casino, em Madrid.


16h30 às 18h45

Daniel Cavalcanti (RN)

Formado em Gastronomia pelo Senac-SP. Tem experiência internacional, tendo trabalhado no restaurante Portal Del Echaurren, na Espanha. O chef potiguar também tem, no seu currículo, um estágio no D.O.M, restaurante do chef Alex Atala, considerado um dos melhores do mundo.

Adilson Santana (PB)

Chef e proprietário da Ampla Consultoria Gastronômica. Trabalhou como conultor de gastronomia no Senac-PC e chefe-consultor na Rede Nord Administradora de Hotéis.

18h30 às 20h

Flávia Barretto (SP)

Gabriel Di Trapani (Argentina)

Leonardo Carvalho (PE)

Chefs da Unilever Foodsolutions.


DRINK SHOW


Dia 6 de maio (terça-feira)

15h30 às 16h30 - Rodrigo Sepúlveda

Gerente de Bar do Migué the house of drinks, consultor de bares e mixologista

Tema: Mixo Gastronomia


16h50 às 17h50 – Jonathan Silva

Palestrante da Dalena Tortas Finas

Tema: Como o consumidor doméstico pode consumir um café melhor.


18h30 às 19h50 – Alex Xavier

Subchefe do Barchef. Fez curso de coquetelaria no SENAC e Mixologia pela Shaker RJ.

Tema: Drinks com whisky


Dia 7 de maio (quarta-feira)


15h30 às 16h30 – Bravnner Scherz

Mixologista, head bartender, referência em Mixologia no Nordeste. Está entre os dez melhores bartenders do Brasil, eleito pela Diageo World Class 2014.

Tema: Drinks temáticos / rituais


16h50 – 17h50 – Guilherme Rodrigues

Curso de flair e Mixologia Molecular na Shaker RJ. Atuante em campeonatos de coquetelaria regional e nacional.

Tema: Harmonização, técnicas e história da vodka.


18h30 – 19h50 – Luciano Melo

Chef de bares do Barchef

Tema: Drinks clássicos x Modernos


Dia 8 de maio (quinta-feira)

15h30 – 16h30 – Carlos Jorge

Chef de bar do Migué the house of drinks e consultor de bares

Tema: Drinks coletivos


16h50 – 17h40 – Natalia Nascimento

Formada pelo SENAC e pelo Cocktail Brasil

Tema: Drinks com rum


18h30 – 19h30 – Cleyton Saka

Instrutor de coquetelaria do Senac-PE e bartender Freestyler.

Tema: Cachaça


BRASIL SABOR


Dia 6 de maio (terça-feira)

15h - Legislação Trabalhista, com Dr. Mauro Guimarães

17h - Café, com Lidiane Santos

19h - Fotografia, com Eudes Santana


Dia 7 de maio (quarta-feira)

15h - Gestão do comportamento com foco em resultados, com Lindevany Hoffiman

17h - Segurança Alimentar, com auditor Ecolab

19h - Reduzindo custos nas empresas, com Edneide Gomes


Dia 8 de maio (quinta-feira)

15j - Cardápio digital - uma nova tendência, com M. Varandas

17h - Chocolate no Brasil, com Anna Corinna

19h - Vinhos, com Alexandre Santos