A Associação Nacional de Restaurantes dos Estados Unidos entrevistou cerca de 1.300 chefs profissionais – membros da Federação de Culinária Americana (ACF) – e produziu o seu famoso relatório anual ´What’s Hot in 2014´. O (conhecido nos Estados Unidos como nose-to-tail/root-to-stalk), decapagem, ramen, alimentos verde-escuros e culinária do Sudeste Asiático.

Ingredientes fundamentais por 10 anos.

Em relação à tecnologia, os chefs classificaram os menus em tablets como a tendência mais importante, seguido por aplicativos de smartphones para os consumidores (pedidos, reservas, promoções diárias, etc.), aplicativos de smartphones para chefs e gestores (receitas, gerenciamento de mesa, acompanhamento de PDV, etc.), pagamento móveis via celular e marketing de mídia social.

Após cinco anos, os itens que continuam no top 20 de tendências de alimentos são os produtos cultivados localmente, as refeições saudáveis para crianças, culinária sem glúten, frutos do mar sustentáveis e nutrição saudável. Essas transcenderam o mercado dos EUA e se tornaram influências mundiais. Os chefs entrevistados esperam que essas tendências continuem a ser ingredientes fundamentais para o sucesso de seus negócios, até mesmo daqui a 10 anos.

As tendências para ficar

Ao contrário de modismos temporários, as tendências mostram a evolução das mudanças mais amplas da nossa sociedade moderna e têm como foco a origem de vários itens ambos em alimentos e bebidas, os aspectos únicos de como estes itens são preparados e apresentados e os benefícios nutricionais dessas refeições, diz Hudson Riehle, vice-presidente sênior do grupo de pesquisa da National Restaurant Association.

Os cinco itens classificados com a maior tendência para sumir em 2014 foram os espumados/aerados, chocolate com sabor de bacon, vísceras de peixe, gazpacho, e ingredientes com formas divertidas para crianças. Os cinco itens com a maior queda na classificação de ´´tendência quente´´ foram o iogurte grego, a batata doce frita, os novos cortes de carne, os bovinos alimentados com capim e o café orgânico. E os itens que caíram substancialmente para baixo na lista das 20 maiores tendências de alimentos desde 2009 incluem o sorvete, micro verdes, pães e tapas / refeições ligeiras.

NRA 2014 maior encontro de profissionais

Além disso, a pesquisa “What’s hot in 2014? previu que as cinco tendências de álcool e coquetéis para 2014 serão as bebidas micro destiladas e artesãs, cervejas / vinhos / bebidas alcoólicas produzidas localmente, bebidas envelhecidas no local de produção e consumo, coquetéis culinários (por exemplo, salgados e ingredientes frescos) e coquetéis regionais.

Essas e muitas outras tendências da indústria de restaurantes serão apresentadas na Feira NRA 2014, de 17 a 20 de maio no McCormick Place, em Chicago. A NRA é o maior encontro de profissionais do setor de restaurantes, serviços de alimentação fora de casa e hospedagem. O evento atrai mais de 60.000 participantes de mais de 100 países, e mostram os mais recentes produtos, serviços, idéias inovadoras, informação sobre tópicos importantes para a indústria e outras oportunidades de crescimento inexistentes em que qualquer outro evento do setor. Para mais informações, visite o site Restaurant.org/Show.

Fonte: Site Alimentação Fora do Lar