MTur divulga novo mapa turístico do país


Agora, política nacional de turismo trabalha com a estruturação de 303 regiões turísticas


O mapa do turismo brasileiro mudou. A nova configuração traz, além de regiões consagradas pelo turismo, apostas de roteiros que devem figurar nos próximos guias de viagem e atrair um número crescente de turistas nos próximos anos.Em comparação ao mapa anterior, publicado em 2009, a nova versão possui um número maior de regiões turísticas (303). Esse aumento se deve, sobretudo, a uma nova divisão e desmembramento de grandes áreas – a exemplo da Serra Gaúcha, agora subdividida em microrregiões.


Todo os municípios selecionados passaram por uma reavaliação do seu interesse turístico, por isso o número diminuiu de 3.635 para 3.345. “Nem todas as cidades do mapa anterior apresentam potencial para fazer parte do processo de desenvolvimento da atividade turística no país. Isso é sinal de maturidade no trabalho de gestão”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.A reavaliação dos destinos e de suas respectivas regiões se baseiam nas novas diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, definidas pelo Plano Nacional de Turismo 2013-2016. O novo mapa turístico orienta a atuação de políticas e investimentos do MTur pelo país.


Nova divisão.: Veja o número de regiões e municípios de cada macrorregião brasileira: Norte: 35 regiões e 164 municípios | Nordeste: 81 regiões e 820 municípios | Centro-Oeste: 36 regiões e 220 municípios | Sudeste: 102 regiões e 1.289 municípios | Sul: 49 regiões e 860 municípios. O novo mapa foi instituído por meio da Portaria 313/2013, publicada no Diário Oficial da União. [www.turismo.gov.br].


Fonte: http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=254480