Capital pernambucana recebe Circuito pela segunda vez, com empresas de diferentes terroirs brasileiros. Neste ano, mais de 4 mil pessoas já participaram do evento itinerante

O Circuito Brasileiro de Degustação chega a Recife (PE) no próximo dia 12. A capital pernambucana receberá 17 vinícolas de diferentes regiões produtoras do país, além do Projeto Suco de Uva 100% do Brasil, que desembarcam trazendo os lançamentos e novidades em produtos que são apresentados diretamente pelos produtores de vinhos brasileiros. O evento ocorre no Arcádia Paço Alfândega (Travessa do Amorim, 75). 

O tour pela região Nordeste inicia na próxima terça-feira (10), em Salvador, e termina com as etapas de Natal (RN) e Fortaleza (CE), nos dias 17 e 19. Este ano, mais de 4 mil pessoas participaram das etapas realizadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, entre profissionais do setor, comerciantes, distribuidores, consumidores, jornalistas e formadores de opinião.

As atividades iniciam às 16h, sendo que até as 19h são reservadas a profissionais do setor de vinho, comércio e jornalistas. Depois, entre as 19h e 21h, o Circuito é aberto aos consumidores finais convidados que tiverem feito a confirmação de presença até a próxima terça-feira (10).

Paralelamente às degustações do Circuito, serão realizadas duas palestras com temas relacionados ao universo vitivinícola. Na capital baiana, a jornalista da revista Adega, Silvia Mascella Rosa, promoverá o Duelo de Borbulhas, a partir das 17h, demonstrando as peculiaridades dos espumantes brasileiros elaborados pelos métodos charmat e tradicional. Às 19h, a jornalista falará sobre a diversidade dos terroirs brasileiros, com a palestra Sotaques do Brasil.

O evento itinerante é promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em parceira com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Secretaria de Agricultura, Pecuária e do Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seapa/RS) e apoio da Oxford Crystal. 

O gerente de marketing do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Diego Bertolini, destaca que a região Nordeste está recebendo cada vez mais atenção do setor vinícola em virtude do interesse crescente do público da região pelo vinho. O dirigente enfatiza os projetos com compradores e jornalistas e reuniões com redes varejistas como ações que estão aproximando o vinho brasileiro dos consumidores da região. “Temos intensificado o trabalho na região e vemos grande possibilidade de crescimento neste mercado”, justifica.

No início de agosto, a participação das vinícolas brasileiras na feira da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), em Fortaleza (CE), confirmou a expectativa de expansão do mercado na região com um resultado de mais de R$ 1 milhão de negócios fechados para os próximos seis meses.

O Circuito Brasileiro de Degustação
Com o objetivo de levar informações e potencializar a formação da imagem dos vinhos brasileiros no mercado interno, o Circuito de Degustação é a oportunidade de reunir grupos de vinícolas para promoverem seus produtos em diferentes cidades do país. O visitante recebe uma taça e inicia o percurso de degustação pelas diferentes vinícolas expositoras conhecendo as novidades, os lançamentos de produtos e trocando informações diretamente com os produtores. O evento proporciona a aproximação direta dos consumidores e profissionais do setor com as vinícolas brasileiras por meio da experimentação, ampliando o conhecimento sobre os vinhos nacionais e facilitando a realização de negócios.

Vinícolas participantes do circuito em Recife
Aracuri Vinhos
Finos
Casa Valduga
Cooperativa Garibaldi
Dal Pizzol Vinhos Finos
Domno do Brasil
Don Guerino Vinhos e Espumantes
Gran Legado 
Miolo WineGroup

Pericó Vinhos
Pizzato Vinhas e Vinhos
Quinta da Neve
Vinícola Aurora
ViniBrasil
Vinícola Hermann
Vinícola Perini
Vinícola Salton
Vinícola Sinuelo
Suco de Uva 100% do Brasil

Serviço:
CIRCUITO BRASILEIRO DE DEGUSTAÇÃO – RECIFE
Data: 12 de setembro
Local: Arcadia do Paço Alfândega
Horários: das 16h às 19h – exclusivo para profissionais do setor, comércio e jornalistas;
Das 19h às 21 – aberto também para consumidores finais convidados
Confirmação de presença: até a próxima terça-feira (10) pelos telefones (81) 3088.6530 e 3062.6505 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Realização: Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin em parceria com a a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Secretaria de Agricultura, Pecuária e do Agronegócio do Rio Grande do Sul



Fonte: Ibravin