“Foi um prazer e um grande desafio trazer um pouco da culinária de Curitiba para o Recife. Vou levar mais que o aprendizado da gastronomia local, vou levar um pouco da cultura também. Vou ser um embaixador de Recife em Curitiba”, revelou o chef Délio Canabrava, um dos participantes do projeto Recife D’Agosto, que reuniu durante 15 dias quatro chefs convidados de estados diferentes do país para pesquisar, dar aulas e preparar cardápios usando ingredientes locais, em um intercâmbio único.

Além do paranaense Délio Canabrava, os chefs Daniela Martins, do Pará, Jonatas Moreira, de Alagoas, e Diego Lozano, de São Paulo, também viveram a experiência que incluiu palestras para estudantes, visitas a pontos turísticos do Recife, como o Mercado São José, onde eles fizeram pesquisas que serviram de base para elaboração dos cardápios apresentadas em dois jantares para cerca de 100 convidados, na Casa dos Frios. Os pratos desenvolvidos pelos chefs participantes passam a integrar o cardápio dos restaurantes de atuação, em suas cidades natais, difundindo os sabores gastronômicos e a cultura pernambucana por todo Brasil.

O projeto promovido pela da Abrasel-PE com a Prefeitura da Cidade do Recife, também contemplou a troca de experiência entre alunos dos cursos de gastronomia de faculdades da cidade e os chefs convidados. “Cerca de 250 alunos puderam assistir palestras dos chefs e 12 foram indicados por professores para participar da elaboração dos cardápios durante os jantares promovidos pelo evento”, explica Valter Jarocki, diretor-executivo da Abrasel-PE.

HOMENAGEM_ O último jantar do evento, nesta terça, 27, foi marcado por uma homenagem da Abrasel-PE à fundadora da Casa dos Frios, Fernanda Monteiro Dias. Conhecida como doceira de mão cheia, ela é a principal divulgadora do bolo de rolo, uma das iguarias mais famosas da culinária pernambucana. Atuante e criativa, aos 78 anos, é vista diariamente trabalhando na sede da Casa dos Frios, nas Graças, ao lado da filha Carol Dias. Fernanda Dias recebeu a placa comemorativa das mãos do presidente da Abrasel-PE, Núncio Natrielli.

O Recife D’Agosto viveu sua terceira edição e é um projeto da Abrasel-PE com a Prefeitura da Cidade do Recife. O evento contou, ainda, com o patrocínio da Secretaria de Turismo do Recife, da Empresa de Turismo de Pernambuco - Empetur, do Sebrae, da  Ecolab, da Pitu e da Bohemia, com o apoio da Casa dos Frios.