Os primeiros chefs convidados do Recife D’Agosto, Jonatas Moreira, de Alagoas, e Diego Lozano, de São Paulo, comandaram a primeira semana do projeto com atividades voltadas para os alunos e surpreenderam os convidados do primeiro jantar degustação do evento. Na última segunda-feira (19), a dupla fez palestra para mais de 200 estudantes de gastronomia da Faculdade Boa Viagem DeVry Brasil, da Faculdade Guararapes, da Universo e da Faculdade Mauricio de Nassau, no auditório do Recife Praia Hotel.

Na terça-feira (20), os chefs mostraram seu o talento no menu criado especialmente para convidados do festival em um jantar na Casa dos Frios. Os estudantes de gastronomia Maria Eduarda Dubourq, Andrea Casagrande, Isabela Linhares, Mirela Luna e Luiz Santos foram escolhidos para formar o staff dos chefs durante o jantar. Prestigiaram o evento, o presidente da Empetur, André Correia, os chefs André Saburó, Duca Lapenda, Taciana Teti e parceiros do projeto que foram recebidos pelo presidente Núncio Natrielli, pelo vice Leonardo Lamartine e pelo diretor executivo Valter Jarocki.

A degustação teve entrada e dois pratos principais assinados por Jonatas Moreira e a sobremesa elaborada por Diego Lozano. Como entrada, uma combinação audaciosa de tentáculo de polvo grelhado com quiabo e quinoa preta. O chef alagoano continuou sua incursão pela harmonização de sabores no Lombo de Camurim com purê de banana comprida e no Leitão com mandioquinha e shitake. Já Diego Lozano assinou a sobremesa Fusão à Brasileira, um creme de arroz doce com baunilha e mascarpone, geléia de uvaia e mousse de chá verde. A noite contou com a harmonização do enólogo uruguaio Guillermo Giani, que valorizou ainda mais cada prato.

Os próximos chefs a desembarcarem no Recife serão Délio Canabrava e Daniela Martins, que chegam à cidade no próximo domingo (25) e ficam até o dia 28 de agosto. Na programação, palestra para estudantes de gastronomia no SENAC, visita aos mercados municipais e apresentação de menu criado exclusivamente para o Recife D’Agosto em jantar para convidados na Casa dos Frios.

Os pratos desenvolvidos pelos quatro chefs participantes durante o Recife D’Agosto passam a integrar o cardápio dos restaurantes de atuação, em suas cidades natais, difundindo os sabores gastronômicos e a cultura pernambucana por todo Brasil. O Recife D’Agosto está em sua terceira edição e é um projeto da Abrasel-PE com a Prefeitura da Cidade do Recife. O evento conta, ainda, com o patrocínio da Secretaria de Turismo do Recife, da Empresa de Turismo de Pernambuco - Empetur, do Sebrae,da  Ecolab, da Pitu e da Bohemia, e com o apoio da Casa dos Frios.