A terceira edição do projeto Recife D’Agosto, da Abrasel-PE juntamente com a Prefeitura da Cidade do Recife, promove um intercâmbio gastronômico entre chefs renomados do Brasil e a culinária pernambucana. Entre os dias 18 a 27 de agosto, quatro chefs convidados de diferentes regiões do país, criam pratos com ingredientes locais, baseados nas suas percepções sobre a nossa gastronomia da cidade.

O chef Jonatas Moreira (Alagoas), que após quatro anos atuando nas cozinhas francesas, comanda o Restaurante Akatuba, em Maceió, onde é conhecido por mesclar a alta gastronomia com ingredientes regionais, é um dos destaques do Recife D’Agosto. Quem elabora a sobremesa do menu criado por Jonatas para Recife D’agosto é chef Diego Lozano (São Paulo), que comanda a Escola Paulista Diego Lozano. Conhecido pela autentica atuação na criação de doces, o chocolatier e pâtissier, é considerado um dos melhores confeiteiros do Brasil. Os dois chefes ministram palestras no dia 19 de agosto, no Recife Praia Hotel, contando sobre as experiências e técnicas gastronômicas para os alunos da Faculdade Boa Viagem DeVry Brasil, Faculdade Guararapes, Universo e Mauricio de Nassau. No dia 20 de agosto realizam a apresentação do menu criado para o Recife D’Agosto, em um jantar na Casa dos Frios.

Outro integrante do projeto é o chef Délio Canabrava (Paraná), que é formado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mas descobriu na gastronomia o prazer que segue até hoje. Por ter muita afinidade pela culinária italiana, Canabrava viajou para Itália buscando aprimoramento e quando voltou abriu o restaurante italiano, Cantina do Délio, em Curitiba. Quem assina o menu com Canabrava é a chef Daniela Martins (Pará), que comanda atualmente o restaurante Lá em Casa, conhecido em Belém pela gastronomia amazônica, com uso de ingredientes como jambu e tucupi. Os dois realizam palestra, dia 26, no Senac para os estudantes de gastronomia do Senac e da Universidade Federal Rural de Pernambuco e apresentam o menu criado com elementos regionais em um jantar na Casa dos Frios, dia 27 de agosto.

O prato desenvolvido pelos chefs participantes passa a integrar o cardápio dos restaurantes de atuação, em suas cidades natais, difundindo os sabores gastronômicos e a cultura de Pernambuco.  O Recife D’Agosto tem ao patrocínio, Secretaria de Turismo do Recife, da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), do Sebrae, Ecolab, e Pitu e Bohemia e o apoio da Casa dos Frios.

Serviço

Dia: 19 a 21/08/13

Participação dos chefs: Jonatas Moreira (AL) e Diego Lozano (SP)

Palestras: 19/08  - Recife Praia hotel

Jantar: 20/08 – Casa dos Frios

Dias: 25 a 28/08/13

Participação da chef : Daniela Moreira (Pará) +  Délio Canabrava (Paraná)

Palestras: 26/08 – Senac

Jantar: 27/08 – Casa dos Frios