Representantes da Abrasel-PE participaram do lançamento da campanha ‘Turismo Protetor: Pernambuco Contra a Violência Sexual’ , na manhã da última quarta (07/08) no auditório Brum do Centro de Convenções de Pernambuco. A campanha da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), tem como objetivo sensibilizar contra os crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes. O principal foco desta ação é que todos trabalhem na mobilização, proteção, prevenção e repressão a exploração sexual no turismo.

Com o intuito de colaborar ainda mais com o combate ao crime de exploração sexual de crianças e adolescentes e no aumento das denúncias, durante o evento de lançamento do Turismo Protetor: Pernambuco contra a Violência Sexual, também foi apresentada uma cartilha desenvolvida pela Setur/Empetur e Centro de Prevenção às Dependências (CPD), que oferece um conteúdo voltado à conscientização dos profissionais e estudantes ligados ao turismo.

Além da cartilha, o projeto percorrerá 30 municípios das 14 regiões turísticas de Pernambuco, mais o Distrito de Fernando de Noronha, levando palestras de sensibilização e campanhas com foco no trade turístico, instituições de ensino que possuem os cursos de turismo, hotelaria e gastronomia; entidades públicas e privadas ligadas à atividade turística e à sociedade em geral para a prevenção da violência sexual. Um vídeo e o Código de Conduta Ética de Proteção de Crianças e Adolescentes no Turismo do Estado também serão trabalhados durante as visitas. Recife e Petrolina serão as primeiras cidades a receber as ações do Turismo Protetor a partir do mês de agosto.

O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, principal portão de entrada de turistas no Estado, também será palco de uma grande ação voltada para o projeto. Etiquetas de bagagens em combate à exploração sexual de crianças e adolescentes estarão sendo distribuídas para aqueles que estarão entrando e saindo de Pernambuco pelo terminal aéreo de passageiros.

Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, esta é uma iniciativa muito importante, pois ajuda na conscientização de todos os profissionais ligados ao turismo no combate à exploração sexual. “Este projeto tem uma importância muito grande para nós, envolvidos no turismo do Estado. As ações do Turismo Protetor têm o objetivo de levar palestras de sensibilização e capacitações para o trade turístico de 30 municípios de Pernambuco e o Distrito de Fernando de Noronha. Queremos envolver todas as pessoas que trabalham em prol do turismo na luta contra este tipo de crime”, afirmou.

NÚMEROS - Segundo informações do Disque 100, serviço de proteção a crianças e adolescentes com foco na violência sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes da Secretaria de Direitos Humanos, desde 2011 as denúncias relacionadas a este tipo de crime passaram por uma crescente. Em Pernambuco, no ano de 2011, 638 casos foram registrados. Já em 2012, o número subiu para 1.110, num crescimento de 73,98%. Nos três primeiros meses de 2013, o Disque 100 registrou 256 denúncias contra crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes.

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA – Em março de 2011, Pernambuco lançou o Código de Conduta Ética de Proteção de Crianças e Adolescentes no Turismo do Estado, sendo o terceiro Estado brasileiro a adotar esta iniciativa. O código tem como objetivo servir de instrumento de sensibilização, educação e orientação junto à cadeia produtiva do turismo para que estes atuem como agentes de proteção das crianças e adolescentes.  Ele será utilizado como fonte de instrução também nas palestras do projeto Turismo Protetor.

Conheça os municípios que receberão as ações do Turismo Protetor:

Petrolina

Recife

Petrolândia

Araripina

Pesqueira

Arcoverde

Buíque

Afogados da Ingazeira

Serra Talhada

Triunfo

Gravatá

Toritama

Caruaru

Bezerros

Santa Cruz do Capibaribe

Igarassu

Ilha de Itamaracá

Olinda

Jaboatão dos Guararapes

Cabo de Santo Agostinho

Ipojuca

Distrito Estadual de Fernando de Noronha

Camaragibe

Tamandaré

São José da Coroa Grande

Goiana

Nazaré da Mata

Carpina

São Benedito do Sul

Garanhuns

Bonito

(Com informações do site da Secretaria de Turismo de Pernambuco -http://www2.setur.pe.gov.br/web/setur)