Estabelecimentos investem em qualificação para prestar um atendimento de qualidade aos turistas

Bares e restaurantes de Pernambuco se preparam para receber bem os turistas durante a Copa das Confederações, neste ano, e Copa do Mundo, em 2014. Investimentos voltados para tradução do cardápio, qualificação de funcionários e adequação na área de segurança alimentar estão entre as práticas mais procuradas pelos empresários do setor de alimentação fora do lar.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) firmou convênio com o SEBRAE com o objetivo de qualificar os profissionais para receber de forma adequada a demanda de turistas brasileiros e estrangeiros no Estado. De acordo com o diretor executivo da Abrasel-PE, Valter Jarocki, a qualificação sempre foi uma da maiores metas da associação. Mais de 700 pessoas foram treinadas em cursos presenciais no ano passado. “Este ano, estamos com expectativa de capacitar mais de mil pessoas, preparando o setor para receber grandes eventos como a Copa”, afirmou Valter.

O setor de alimentação fora do lar conta ainda com o programa do Ministério do Turismo com o Ministério da Educação. É o Pronatec, que oferece cursos de qualificação profissional visando capacitar trabalhadores para prestar um atendimento de qualidade aos turistas. São 44 cursos ligados ao setor de hotelaria e gastronomia, como o de bartenders, garçom, sommelier, além de cursos de inglês, espanhol e libras.

 

A empresária Mônica Dias, do Restaurante Leite, implementou o e-menu, um estilo de menu em tablets com o cardápio completo em inglês, português, espanhol, francês e madarim. Ela também traduziu o site do restaurante para inglês e treinou o gerente da casa para falar outras línguas. Já Débora Guaraná, da Cia do Chopp, estabeleceu maior controle de estoque e segurança de alimentos, além de traduzir o cardápio e apoiar financeiramente alguns funcionários a fazerem aulas de inglês.