Coberto de cultura popular e oferecendo comida regional de qualidade, este é o Restaurante Cordel Botequim, localizado na Zona Norte do Recife. Idealizado pelos empresários Carlito Asfora, André Gimk, José Mário Moura e Paulo Nacimento, a casa tem cardápio assinado pelas consultoras gastronômicas Lícia Maranhão e Taciana Teti e abre todos os dias das 11h até o último cliente.

O empresário Carlos Asfora explica que o ponto de partida para a criação do Cordel Botequim foi a vontade de trazer para um bairro nobre a boa culinária da região. “Onde é que num bairro nobre você pode comer sarapatel?”, brinca Carlos. Picanha de porco e vários cortes de bode marcam presença num menu diversificado que também reúne cachaças selecionadas nos melhores engenhos do país.

De acordo com o perfil regional, pratos fartos, servidos em cumbucas de ágata complementam o visual da casa. “A ideia é trazer pratos bem apresentados e bem servidos”, resume a chef Lícia Maranhão. No cardápio, recebem destaque o bode assado na brasa e o bolinho de feijoada. Além deles, das várias opções de sobremesa, a tradicional cartola também fica em evidência, junto com a Quadrilha, uma seleção especial com quatro sobremesas da casa.

A escolha do nome também da vida à decoração da casa, que tem a fachada baseada na literatura de cordel. Com capacidade para 220 pessoas, a casa tem um salão climatizado, com 18 mesas e as 38 restantes no terraço, espaço do lado de fora do botequim. No clima nordestino, os empresários chamaram a artista plástica Ana Veloso, que revestiu o ambiente com peças artesanais garimpadas em ateliês de Olinda e do interior de Pernambuco.

Destaque para o lustre, confeccionado em couro de bode. “Para o restaurante, escolhi exemplares da arte popular que trouxessem uma visão diferente e valorizada”, conta Ana. Arrematando a composição, música popular brasileira de fundo, de Luiz Gonzaga e Elba Ramalho a nomes contemporâneos como Geraldinho Lins, dão o tom ao ambiente.

Serviço:

Cordel Botequim

Rua da Hora, 837, Espinheiro – Recife/PE

Fone: (81) 3033.4126