Última semana do Recife D’Agosto traz chefs de Brasília e de Belém para intercâmbio no Recife

Diego Koppe e Ângela Sicília tiveram como desafio elaborar um menu que representasse a variedade e a riqueza da gastronomia pernambucana

Os chefs Diego Koppe, do restaurante Babel (DF) e Ângela Sicília, do Família Sicília (PA), foram os convidados da Abrasel-PE para a segunda etapa do Recife D’Agosto. Eles passaram dois dias na cidade, conheceram alguns pontos turísticos, fizeram pesquisas e elaboraram um cardápio exclusivo baseado nas suas percepções sobre nossa culinária, apresentado em jantar para convidados no restaurante Leite, na última terça (28). O evento foi muito positivo, e proporcionou um intercâmbio cultural-gastronômico entre chefs brasileiros renomados e a culinária pernambucana.

No cardápio desenvolvido pelos chefs convidados, vários elementos bem conhecidos em Pernambuco com toques das origens de cada um. Entre os destaques, o mix, feito a quatro mãos, com mini tortilha de sururu servida com brotos, mini shot de bobo de camarão e coquete de carne seca, a tradicional charque, com chip de mandioca e um o risoto de baião de dois. Na sobremesa, um trio composto por cocada mole, que ganhou um toque especial com o cumaru, semente amazônica muito utilizada na gastronomia do Pará, seguida do sorbet de cajá com praliné de castanha de caju e da trufa de licor de jenipapo com cristais de pé de moleque. O menu elaborado pelos chefs serão levados e servidos em seus restaurantes de origem, em Brasília e em Belém, fazendo com que essas cidades conheçam um pouco mais da gastronomia pernambucana.

Além do cardápio, os profissionais participaram, na segunda-feira (27) no Sebrae, de uma palestra com alunos de faculdades de gastronomia de hotelaria do Recife. Mais de 100 estudantes participaram do evento, e puderam conhecer e tirar dúvidas sobre o trabalho e a vida dos chefs, Na mesa-redonda, a Abrasel sorteou dois alunos para se integrarem ao time de seis estudantes que auxiliaram os chefs na elaboração do cardápio.

Esta foi a segunda edição do Recife D’Agosto, que é um projeto da Abrasel-PE juntamente com a Prefeitura da Cidade Recife. Na semana passada, os chefs Beto Madalosso, de Curitiba, e Vitor Gomes, de Florianópolis, vieram ao Recife para o mesmo desafio, e também levaram nossa gastronomia para outras cidades do Brasil. A próxima edição do evento deve acontecer em 2014. Apoiaram o evento a Secretaria de Turismo do Recife (Setur), a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), a Fundação Gilberto Freyre, o Sebrae e o Senac.



Os chefs convidados Diego Koppe, de Brasília, e Ângela Sicília, de Belém.


Muitas pessas prestigiaram o jantar no restaurante Leite, na terça-feira (28).