Tem início hoje (20/08) o Recife D’Agosto, que vai proporcionar um intercâmbio cultural-gastronômico entre chefs brasileiros renomados e a culinária pernambucana.

Entre os dias 20 e 22 de agosto e 27 e 29 de agosto, profissionais de quatro cidades do Brasil vão passar três dias no Recife, conhecendo a beleza da cidade e degustando a gastronomia local. Ao final da visita, os chefs terão de elaborar um prato exclusivo baseado nas suas percepções sobre nossa cultura e gastronomia.

Os primeiros a chegar serão Beto Madalosso, do Forneria Copacabana (Curitiba), e Vitor Gomes, do Ponto G Gastronomia (Florianópolis), ambos no dia 20/08, seguidos de Diego Koppe, do Restaurante Babel (Brasília) e de Angela Sicilia, do Famiglia Sicilia (Belém), no dia 27/08.

Na programação, visita aos pontos turísticos do Recife, compras em mercados locais tradicionais e a elaboração de um menu que represente a visão deles sobre a cidade e a culinária Pernambucana. Os convidados terão a colaboração de estudantes de cursos de hotelaria e gastronomia para quem vão dar palestras.

Para a Abrasel-PE, o Recife D’Agosto é uma oportunidade única de conhecimento e valorização da atividade gastronômica em Pernambuco. Ao final do intercâmbio, o menu exclusivo será apresentado para convidados nos dias 21 e 28 de agosto no Leite, restaurante mais antigo em funcionamento do País, com 130 anos de história.

Além do jantar, os chefs participantes vão levar incluir os pratos apresentados no menu dos seus restaurantes, em suas cidades natais, divulgando, assim, a riqueza dos elementos da gastronomia da cidade.

O Recife D’Agosto está em sua segunda edição e é um projeto da Abrasel-PE juntamente com a Prefeitura da Cidade Recife. Apóiam o evento a Secretaria de Turismo do Recife (Setur), a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), a Fundação Gilberto Freyre, o Sebrae e o Senac.