Abrasel-PE comemora avanços no setor e traça metas para 2018


Um ano de muitas dificuldades onde foi preciso muito trabalho e inovação para superar a crise. Assim pode ser definido este 2017 no que diz respeito ao que foi feito pela Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes em Pernambuco - Abrasel-PE. “Apesar da retração da economia, acredito que o saldo final foi positivo. Conseguimos manter todos os eventos do nosso calendário através de muita mobilização, obtivemos avanços em leis que beneficiam o nosso setor e modernizamos nossa gestão para chegarmos mais perto dos nossos associados”, resume o presidente André Luiz Araújo.

De fato, todos os eventos do cronograma da entidade foram realizados. A Arena Gastronômica abriu o ano com muitos negócios gerados para os restaurantes envolvidos. O Festival Brasil Sabor também teve uma excelente adesão com 39 participantes. Mais uma vez, a Abrasel-PE marcou forte presença na 18 ª Fenearte, em parceria com a AD Diper. Foi lançado mais um Guia Abrasel, cujo resultado financeiro ajudou ao caixa da entidade. A campanha “O Quilo é nosso” foi, novamente, um sucesso com muitos restaurantes envolvidos.

Além dos eventos, uma ação social da entidade que merece registro foi a realização da Semana da Criança Abrasel com mais de 800 meninos e meninas beneficiadas. Finalmente, o ano fechou com mais uma edição exitosa do Bar em Bar que contou com quase 30 estabelecimentos que conseguiram aumentar seu faturamento por conta da promoção.

Com o objetivo de gerar negócios para o setor, a diretoria da Abrasel-PE, em parceria com a ABIH-PE, conseguiu mobilizar interesses e Pernambuco ganhou, para o ano que vem, a HFN Hotel & Food Nordeste que une numa feira de negócios, produtos e serviços para a hotelaria e gastronomia.

“Ao lado dessa mobilização econômica, conseguimos dar mais representatividade politica ao nosso setor. Conquistas como a implantação das regras de funcionamento dos Food Trucks e a manutenção da redução do ICMs, que hoje beneficia bares e restaurantes que lucram mais de R$ 3,6 milhões anuais, devem ser comemoradas”, explica André Luiz Araújo.

Modernizar a gestão – O ano de 2017 também ficou marcado pelas importantes mudanças na estrutura da Abrasel-PE. Com o respaldo do conselho diretor, começaram a ser implantadas medidas que vão renovar a gestão e a forma de atuação da entidade. Com o desafio de implantar novas tecnologias e gerar qualificação e negócios para bares e restaurantes em meio a uma crise, foi convocado o executivo Daniel Arcoverde que, apesar de jovem, tem uma vasta experiência administrativa.

"As empresas se renovam, a entidade precisa também se renovar para avançar e acompanhar o mercado. Os últimos anos não foram fáceis e o setor ainda não está totalmente recuperado, por isso, precisamos de novas ferramentas que nos proporcionem mais eficiência”, disse o presidente da Abrasel, André Luiz Araújo.

Negócios – Superando expectativas, os números comprovam o crescimento do setor durante o ano. Comparado com dezembro do ano passado, o crescimento nas vendas do segmento subiu entre 5 e 8%. Através do crescimento e investimentos feitos ao longo do ano, a área comemora também o aumento na contratação, que foi de 7% em relação ao mesmo período do ano anterior.


ABRASEL-PE em números

310 associados

12 mantenedores

02 cursos de capacitação

07 palestras

155 pessoas atendidas

103 empresas treinadas


Expectativas – O ano que vem promete novidades. Já consolidada, a Arena Gastronômica, no Carnaval do Recife, vem ainda maior e com melhor estrutura. Nos planos da entidade está reprodução deste modelo de negócios em outros polos de animação no Estado. Seja Carnaval ou outros eventos importantes do nosso calendário turístico.

A ideia faz parte de um projeto maior que é o de interiorização da entidade, levando mais longe qualificação e representatividade para o segmento de bares e restaurantes. Também já está na agulha a promoção de um novo evento no calendário que vai ser o festival gastronômico de Fernando de Noronha.

A aproximação com os associados também vai ganhar destaque em 2018 com inovações nas ferramentas de comunicação e a promoção de cursos, palestras e seminários com temas de interesse do setor. “Não vai ser um ano fácil. Por isso é que estamos redobrando os esforços para superar as dificuldades. Vamos todos precisar de união, criatividade e suor para retomarmos o crescimento’, finaliza o presidente da Abrasel-PE, André Luiz Araújo.