Grupo Julietto realiza campanha focada na conscientização dos eleitores

 

Conscientes de que o crescimento do Brasil passa pelas mãos de todos os cidadãos, pois, os votos deixados nas urnas eleitorais influenciam diretamente o rumo da história do País, o Grupo Julietto, presidido pela empreendedora Rose Guareschi e com mais de 12 lojas atuantes na Região Metropolitana do Recife e Caruaru, está promovendo uma campanha de conscientização política focada em seus funcionários e equipes. Iniciada em 18 de julho, mais de 180 colaboradores já participaram da ação, que busca conscientizar e esclarecer através da educação política.

Com encontros realizados a cada 15 dias, nas aulas, os funcionários aprendem mais sobre os fundamentos da política. Entre as lições, explicações sobre as funções de cada cargo, como o histórico de um candidato deve ser levado em consideração, como pode ser feita a cobrança das promessas realizadas em períodos de campanha eleitoral, a importância de entender o que está sendo feito com o dinheiro público e muito mais.

Para tornar as reuniões ainda mais interessantes, os ensinamentos são passados de forma interativa, através de dinâmicas. “Grande parte da população ainda encara a política como um assunto chato. Para tirar esse estigma, as aulas trazem jogos, brincadeiras, dinâmicas... Desde o início da campanha muitos fatos curiosos ficaram evidentes. Por exemplo, muitos reconhecem personalidades do entretenimento, da cultura e dos esportes, mas a maior parte, 90%, não reconhece rostos de deputados federais e estaduais eleitos nas últimas eleições. Isso mostra uma grande deficiência. Se todos nós queremos saúde, segurança e educação de qualidade, temos que mudar esse quadro”, diz Rose, completando que este é o momento de unir forças. Segundo ela, não é possível mais enxergar a política com divisão de interesses, de um lado empresários, de outro, trabalhadores. “Temos que nos unir. Votar juntos, conscientes. Se cada um fizer sua parte, teremos um País melhor em todos os sentidos. Gostaríamos que mais empresas assumissem essa missão”, explica.

Para vestir literalmente a camisa da campanha, o Grupo Julietto ainda disponibilizou aos funcionários blusas especiais sobre a ação, mas ressalta que o seu uso é livre. “O principal objetivo é fazer com que as pessoas, principalmente os jovens, deixem de ver política como algo chato, distante. Os eleitores precisam tomar para si a responsabilidade por quem elegem para administrar o dinheiro público, que vem de todos. Tornar isso atrativo faz a diferença. Estamos no meio da ação e já tem sido recompensador”, diz ela. A campanha deu tão certo, gerou tanto interesse, que muitos funcionários já se tornaram mais ativos nas reuniões, levando parentes e amigos para participar dos encontros e ainda sugerindo nomes de candidatos com propostas interessantes para participar das reuniões.

Entre os nomes que já passaram pelas aulas de política do Grupo Julietto, o Grupo Livres, a consultora política e educacional Lucielle Laurentino e o Politiquê, uma plataforma de mobilização que fala de política, cidadania e empreendedorismo para engajar jovens na mudança social.

“Aqui não estamos falando de políticos, nem de partidos. E sim de política, do que nós precisamos para melhorar o Brasil. Vejo muitas pessoas brigando por presidentes e governadores, mas ninguém faz, nem desfaz nada sozinho. As câmaras são tão importantes quanto os demais cargos. Este ano, deixaremos seis votos na urna. Não podemos focar na importância só de dois. Os outros quatro fazem a diferença. Por isso a necessidade de votar esclarecidos e conscientes”, finaliza Rose Guareschi.