Impacto da tecnologia em bares e restaurantes abre o Fórum Gestão à Mesa

Primeira palestra do evento trouxe dados inéditos sobre o tema, com uma visão global do comportamento do consumidor


Tendências de consumo e impactos da tecnologia no setor de alimentação fora do lar foram a tônica da palestra de dois gigantes nesse mercado: o vice-presidente global da Sodexo, Alberto Weisser, e o consultor e sócio da Food Consulting, Sérgio Molinari. Com o tema "o mundo em transformação", eles inspiraram os mais de 350 participantes que acompanharam o painel de abertura do Fórum Gestão à Mesa, na manhã desta quarta-feira (13), no Expo Center Norte.

Para Weisser, essa transformação já começou e os empresários de bares e restaurantes precisam cada vez mais usar as novas ferramentas disponíveis para se conectar com o consumidor, transcender e ampliar os serviços de seus estabelecimentos, criando assim, um valor personalizado. "Tecnologia é simplificação, buscamos por isso porque a vida já está complexa demais".

E o que esses consumidores esperam de bares e restaurantes? Segundo ele, entre outros itens, a inspiração, a rapidez, a simplicidade e a conveniência. "Por isso, a nossa transformação precisa passar por valor", complementa.

O VP global da Sodexo afirmou que embora a tecnologia não impacte na decisão de compra, ela a influencia diretamente. "Vivemos na era da transparência. O cliente já começa a conhecer o seu restaurante do sofá da casa da casa dele. Se o empresário cobrar mais caro, o consumidor vai saber, a informação está aí, ao alcance de todos", disse.

Novas ferramentas

Em consonância com Weisser, Sérgio Molinari destacou o crescimento de aplicativos e marketplaces no mercado de bares e restaurantes. "Enquanto essa palestra é apresentada, cerca de 10 a 15 distribuidoras estão trabalhando na implementação de e-commerce para o segundo semestre ou para ano que vem. São projetos digitais em plena expansão, já em andamento ou em construção", disse.

O consultor mostrou que hoje mais da metade dos consumidores que compram comida em estabelecimentos de alimentação fora do lar, pedem também via delivery. "Não é mais uma tendência passageira, e sim uma estratégia que tem provocado um crescimento muito acima da média do mercado". A necessidade de os empresários implementarem esse tipo de venda em seus estabelecimentos pode ser ilustrada por uma frase dita (e repetida) por Molinari: “se você não muda, mas o mundo muda, você muda".

O Fórum Gestão à Mesa, que acontece nos dias 13 e 14 de junho,  é realizado pela Abrasel e Fispal com patrocínio da Cielo e apoio da Infood e da Euromonitor International.

Serviço
Fórum Gestão à Mesa
Dias 13 e 14 de junho
Expo Center Norte
Inscrições no local - Associados Abrasel têm 25% de desconto
Confira a programação completa: http://abrasel.com.br/forum-gestao-a-mesa.html

Fonte: Abrasel Nacional